foto de andredecourt en 31/07/07

Hoje teremos mais um post duplo com o amigo Luiz D’.

Em seu fotolog ele postou uma foto da região da Glória durante as transformações de Passos, as obras ainda estavam em andamento, embora a parte interna do Largo da Glória já estivesse pronta: http://fotolog.terra.com.br/luizd:863

Nossa foto é de apenas 3 anos depois, com as obras de regularização da orla e construção da Av. Beira Mar já executadas e acabadas.

Nela podemos ver todo o bom gosto clássico do paisagismo realizado pelo grande prefeito, e sua preocupação com detalhes, como grupos escultórios e arborização.

As novas pistas em macadame betuminoso contrastam com o pavimeto interno, ainda feito de paralelepípedos, a quantidade de árvores plantadas impressiona, bem como a quantidade de pontos de iluminação pública, misturando ainda lâmpadas de arco voltáico e combustores à gás. Na foto ainda podemos ver alguns operários trabalhando em ajustes como, na abertura de uma alça de retorno, certamente não pensada no projeto, mas descoberta necessária quando da abertura das novas vias.

A foto nos mostra também elementos escultórios marcantes, como na parte inferior esquerda a estátua do Indio com Pantera, e à direita da imagem a Estátua de Cabral, e a Fonte Ramos Pinto, dentro do primeiro jardim inaugurado por Passos nessa região no lugar do nunca funcional Mercado da Glória.

Infelizmente só a estátua de Cabral continua na região, tendo mudado de lugar desde a época dessa foto 3 vezes, a estátua do Índio com Pantera, permaneceu no mesmo lugar, mesmo com a construção da Praça Paris na segunda metade dos anos 20. Mas nos anos 80 as seguidas vandalizações obrigaram a prefeitura a remover a bela estátua francesa para o Parque da Catacumba na Lagoa, onde sofreu uma leve restauração. Já a Fonte Ramos Pinto mudou de local na Glória 2 vezes por causa de alterações no tráfego, mas outra realizada nos anos 50 a levou para a boca do Túnel Novo, em Botafogo, onde ficou cumprindo a sua função, até a decadência dos anos 80, onde começou a sofrer atos de vandalismo. Hoje ela esta destruída, mutilada e pichada. Aguardando a sua remoção e restauração para um local de frequência controlada.

Comments (7)

variedades_br 31/07/07 9:44 …

André,
Vez por outra vou à SEAERJ (Sociedade de Engenheiros… do RJ), que ocupa um prédio onde ainda se localiza a chaminé vista quase ao centro da foto. Embora seja antigo e mereça uma visita, o local mostra como quase tudo que aparece na foto foi modificado para pior…

andredecourt 31/07/07 9:46 …

Meus pais são sócios da SEAERJ, conheço profundamente o prédio, que ainda guarda algumas das antigas máquinas da elevatória

photomechanica 31/07/07 10:39 …

Muito mais bonito assim do que como está lá no Luiz!!!!

:-) )

luiz_o 31/07/07 12:55 …

Excelente “post duplo”.

jban 31/07/07 17:46 …

Muita informação !

Excelente Chopp Duplo.

triunfodapintura 1/08/07 0:31 …

Muito bom. Foto extremamente didática.