Praça Ferreira Vianna, primeiros anos do séc XX

andredecourt's photo de 20/08/07

Praça Ferreira Vianna primeiros anos do séc XX

Nossa foto de hoje mostra a Praça Ferreira Vianna, nome republicano para o antigo Largo da Mãe do Bispo.
A foto nos mostra com destaque o prédio do Conselho Municipal, construído para o uso escolar apartir de 1871, sendo uma das famosas “Escolas do Imperador”. Tendo sido erguido com subscrição pública e em terreno doado pelas freiras da ajuda.
O prédio em estilo manuelino, como o Real Gabinete Português, possuia detalhes interessantes na fachada, com o relógio triplo, onde o marcador central indica as horas, o esquerdo as fases da lua e o direito o dia do mês.
Em 1897 o prédio passou a abrigar o conselho municipal, ganhando uma pequena reforma, a foto mostra esse período histórico.
Como curiosidade em primeiro plano vemos o chafariz que hoje se encontra na Praça Nicaragua em Botafogo, removido para lá em 1904, quando do início da construção da Av. Central e da Av. Beira Mar.
O velho prédio da Escola de São José foi demolido em 1920 para a construção da nova sede do legislativo municipal o Palácio Pedro Ernesto, e a praça Ferreira Vianna, apesar de ter resistido como logradouro a abertura da Av. Central, teve seu nome trocado em 1910 com a Praça Floriano de Ipanema, hoje Praça Gal. Osório.

Comments (5)

derani 20/08/07 10:21 …
O prédio era menos imponente que o atual, mas muito mais bonito.
luiz_o 20/08/07 12:46 …
Acho lindo este prédio. Uma pena ter sido demolido.
tumminelli 20/08/07 20:07 …
E onde pode ter parado esse relógio triplo?
Acho esse prédio interessantíssimo!!
:-))

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =