foto de andredecourt em 03/09/07

Sexta passada Derani publicou em seu flog uma foto dos anos 50, onde moças flertam no calçadão da Av. Atlântica ( http://fotolog.terra.com.br/nder:489 ) a mesma foto já tinha sido publicada há um tempo atrás pelo amigo Luiz D’Arcy ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:172 ).

A foto de José Medeiros, aparentemente hoje fazendo parte do acervo do Instituto Moreira Salles, era na verdade da Revista O Cruzeiro, e fazia parte de uma série. A foto dos amigos não foi publicada na reportagem, para qual foi produzida, mas sim outras, como uma já postada por nós em 2005 (  http://www.rioquepassou.com.br/2005/11/12/ ) e a que postamos hoje.

A reportagem feita pelo repórter José Amádio abordava um domingo de uma menina de 15 anos, de família próspera, no Bairro de Copacabana, sendo essa reportagem publicada na revista O Cruzeiro de 7 de Janeiro de 1950, com o título “Um Domingo aos 15 Anos”. Focando a rica e urbana juventude que surgia no pós guerra, e que alcançaria o auge com os Baby Boommers 10 anos à frente.

A reportagem mostra o dia de uma menina, Maria Ivanyra, e acompanhava o dia de menina rica, do café da manhã, passando pela praia de manhã, missa ao meio-dia, almoço, combinações com as amiguinhas por telefone particular, filme no Roxy, sorvete na Colombo, footing na praia, música em casa, e por fim leitura antes de dormir.

A reportagem, careta, ainda salientava que a menina moderna ainda respeitava as tradições, como ir à missa, estudar em colégio de freiras, obedecer os pais e ir dormir às 11 horas da noite, mesmo em plenas férias escolares.

As duas fotos foram tiradas praticamente na mesma hora, as meninas praticamente mantinham a sua formação, apenas algo as chamava a atenção na areia, onde aliás o mesmo grupo junto ao calçadão, no extremo direito da foto, permanecia. É engraçado perceber que a foto que não foi publicada é muito melhor que a que foi, nessa várias pessoas olham para as meninas e um senhor aparentemente gesticula e fala algo com uma delas. Embora a única que está de pé nessa é a personagem tema da reportagem, na postada pelos amigos, outra amiguinha encobre Maria Ivanyra.

Pronto, aqui está a surpresa que prometi na sexta feita.

Comments (4)

fe_valente disse em 03/09/07 09:23 …

Valeu André!
Que beleza.. o dia-a-dia nos anos 50…
Mudou tudo radicalmente.

luiz_o disse em 03/09/07 14:56 …

Muito bom.

As fotografias sugerem mesmo algo assim.

tumminelli disse em 03/09/07 21:21 …

E olha o Rian ai!!!! Eita cinemão!

:-) )

jason_1900 disse em 05/09/07 00:54 …

Taí… Vou achar essa guria e fazer uma matéria com ela 57 anos depois.