andredecourt's photo de 19/09/07

Praça Malvino Reis, esquina com Rua do Barroso e Av. Nossa Senhora de Copacabana 1892

Nessa foto dos primóridos de Copacabana vemos a estação de bondes central do bairro recebendo seus últimos retoques, para a inauguração da linha de bondes via Túnel Velho, que colocaria de vez os bairros oceânicos no mapa da cidade.

Construída em estrutura mista (tijolos e metálica), era composta por um telheiro para os passageiros e galpões para os carris, além de casas para abrigos dos condutores, venda de passagens e jornais e guarda de algumas ferramentas; o prédio foi ao longo dos anos se modificando.

Em 1903, junto com a eletrificação de grande parte das linhas do bairro, ganha um anexo de dois pavimentos, ao longo da Av. Copacabana, que servia como hotel. E em 1911 todo o prédio é unificado na tipologia de 2 andares, com o relógio indo para o vértice da construção. A estação ficou maior, ganhou garagem de bondes e acompanhou o crescimento do bairro até ser demolida nos anos 50 para em seu lugar ser construído o Centro Comercial de Copacabana.

O mais impressionante é que a pequena estação, junto com um barracão de madeira do outro lado da esquina, aparentemente dentro da área da praça e que certamente serveria para palanque de autoridades, eram as únicas construções no deserto areal.

Aliás só para quem conhece o local pode num exercício de localização espacial definir o que são as ruas, a praça, e os terrenos particulares onde foram construídos primeiramente as casas e depois os prédios.

Nosso fotógrafo por exemplo, está sobre uma duna, onde hoje se erguem vários prédios. Nesse trecho fora os trilhos de bondes e a estação ainda não há um só elemento de mobiliário urbano como lampiões da iluminação pública, postes telefônicos ou telegráficos etc…

Em 1894 as linhas chegariam à Igrejinha, e em 1900 ao Leme, em 1903 os ramais principais já estavam eletrificados, faltando eletrificar só o trecho rumo à Villa Ipanema, e em 1906 o Túnel Novo foi finalmente inaugurado.

O Bairro cresceu vertiginosamente graças ao bonde, deixando de ser um bairro de romeiros e pescadores. Para se ter uma idéia em 1890 só haviam 3 casas particulares fora da região da Igrejinha e em 1905 nessa mesma parte do bairro já haviam mais de 600.

Comments (9)

luiz_o 19/09/07 13:00 …

Essa já foi publicada aqui…

andredecourt 19/09/07 13:48 …

Luiz, aqui não foi, pode ter sido aí ……hehehe

derani 19/09/07 13:54 …

Essa planície podia ter tido um destino muito mais feliz se tivessem planejamento urbano à longo prazo…

derani 19/09/07 14:01 …

Mais Copacabana em:
http://www.fotolog.com/derani/26530671

euamoaey 19/09/07 14:37 …

Caramba… que transformação. Se não houvesse a explicação, eu poderia até chutar Barra da Tijuca…

Um grande abraço a todos!

rock_rj 19/09/07 15:19 …

Lembro de uma linha de onibus Malvino Reis – Ipanema…

andredecourt 19/09/07 15:40 …

A Praça malvino Reis que vc menciona Roberto, é a Praça na Tijuca que acabou recebendo o nome da velha praça anos após a substituição do nome dessa praça de Copa por Serzedelo Correia

jban 19/09/07 21:09 …

Isso aí me lembra Piratininga na década de 70……

tumminelli 19/09/07 21:26 …

Eu tb nunca postei esta foto, apesar de te-la. E com certeza a fonte é a mesma.

:-) ))))))