andredecourt's foto van 21-9-07

Maracanã, segunda metade dos anos 70

Nossa aérea desta sexta mostra uma boa parte do Complexo do Maracanã em dia de jogo.

A foto deve ter sido tirada pouco depois da abertura dos portões, o estádio ainda aparente estar bem vazio, o que contrasta com o verdadeiro mar de gente que sobe pelas rampas e congestiona os portões.

Os carros estão parados de qualquer maneira, a Av Maracanã está praticamente bloqueada, há fila dupla junto ao estádio e carros estacionados ao longo do meio-fio esquerdo, o que deixa pouco mais de uma faixa de rolamento desimpedida. Na Radial Oeste o cenário também não é muito diferente, as calçadas, canteiros centrais e jardins estão qualhados de carros, que ao contrário de hoje possuem inúmeras cores.

O Parque Aquático Júlio de Lamare, ainda estava no início de construção, o que nos dá à nossa imagem a data limite de 1977, pois o Júlio de Lamare foi entregue em 1978, sendo ele o equipamento mais moderno do complexo, apesar de estar planejado desde a época da maquete no final dos anos 40.

Observar os arredores também é muito interessante, o prédio do Museu do Índio, abandonado desde que ele se mudou para o casarão da Rua das Palmeiras em Botafogo, e hoje em ruínas se encontrava em bom estado na nossa imagem.

O complexo de edificações que se encontra atrás do prédio do antigo Museu do Índio, os quais não sei o atual uso, aparenta abandono com mato alto em seu terreno.

Junto à linha férrea, que acompanha a Av. Radial Oeste temos, um cenário um pouco diferente numa época anterior à construção da Linha 2 do Metrô, havia muito espaço separando os trilhos da Central da avenida, o que dava espaço para árvores e algumas construções com cara de bem antigas que hoje não existem mais.

Comments (3)

guscar2 22-9-07 14:18 …

A que horas você postou isso aí? rsrsrs

Devia estar caindo de sono, pois trocou Júlio DeLamare por Célio de Barros, citando corretamente depois, além de escrever 1077.

rouen_photos 22-9-07 22:07 …

Apesar de ter durante 3 anos, até 1967, estudado na Escola Técnica Nacional desconheço esta área e suas divresas transformações. Vou aprender agora.

phnovo 24-9-07 7:37 …

Resumindo
parece que as coisas não mudaram muito de la pra ca :-)