andredecourt's photo from 10/9/07

Hoje estamos de volta ao praticamente varrido do mapa bairro do Catumbi, que se mostrava ainda bastante íntegro nessa foto do início dos anos 70 do arquivo da família.

Essa foto faz parte de um razoável conjunto de imagens onde meu pai à época como um dos arquitetos responsáveis pela expansão do sistema viário da cidade tentava preservar uma parte do conjunto urbanístico do Catumbi e Cidade Nova da destruição que era planejada no local, tentava mostrar para outros arquitetos e engenheiros além da própria administração guanabarina que era possível se fazer conviver os viadutos da Linha Lilás com o velho bairro. O que hoje podemos ver que seria possível.

Estamos vendo em primeiro plano a esquina das Ruas do Catumbi com João Ventura, esse conjunto urbano se mostra ainda hoje incrivelmente intacto, estando o sobrado de esquina pintado de branco, e um pouco mais maltratado, mas o imóvel está lá até hoje, bem como os outros 3 subseqüentes que fazem parte do mesmo conjunto arquitetônico.

Nessa época a Rua do Catumbi era um das vias de descida do transito do Túnel Santa Bárbara, tendo ganho inclusive alguns elementos do mobiliário urbano do túnel como o sistema de iluminação por luminárias que usavam lâmpadas fluorescentes, as quais nessa imagem não aparecem.

Mas se esse pequeno conjunto se mostra relativamente intacto numa área de grande devastação o mesmo não se pode dizer o mesmo de todo o resto que aparece no extremo direito da imagem. A partir do prédio mais alto de cor escura, hoje em ruínas, todo o conjunto urbano começa a entrar em colapso até a esquina, onde vemos um ônibus cruzando, a partir dali nada mais existe. Ali era a esquina das Ruas do Catumbi, Frei Caneca e Marquês de Sapucaí.

A Rua Frei Caneca foi varrida do mapa logo depois da época dessas fotos, ficando um grande deserto urbano, onde foi construído o Sambódromo no início da década de 80, eliminando o que sobrava do conjunto urbano no entorno próximo e inviabilizando qualquer chance de integração daquela zona com o resto da cidade.

Aliás para a construção do sambódromo até parece que o traçado da Rua Frei Caneca foi desviado mais para dentro do Catumbi, pois a esquina hoje é muito mais perto que era nessa foto.

Foto arquivo da família

Comments (8)

lucia 10/9/07 9:01 AM …

O bonito desta foto é aquele Corcel cupê da 1ª série, o mais bonito de todos os Corceis.
:-) ))

luiz_o 10/9/07 12:01 PM …

Lindo o sobrado.

photomechanica 10/9/07 3:12 PM …

É claro que fui eu o autor do 1° comentário.
:-) ))

tumminelli 10/9/07 8:58 PM …

Tai uma área que desconheço… Interessante como tudo está bem cuidado nesta foto.

:-) )

viu meu recado na foto de ontem?

jban 10/10/07 6:35 AM …

Um belo casarão do final do Século XIX. No Catumbi foi feita política de terra arrasada, coroada pela desgraça do Sambódromo….