foto de andredecourt em 16/10/07

Vemos nessa belíssima imagem uma panorâmica mirando a Enseada da Glória.

O Aterro no Flamengo começava a ser elaborado nas pranchetas da prefeitura mas só seria realidade em no mínimo 20 anos à frente, enquanto isso o mar ainda chegava no litoral desenhado basicamente no período Passos.

Em primeiro plano vemos o Hotel Glória com sua fachada de inspiração francesa, que o mantinha como um primo do Copacabana Palace, pois foram projetados pelo mesmo arquiteto, Joseph Gire, e no mesmo período de tempo. Essa bela fachada foi profundamente modificada no final dos anos 40, onde foi transformada em um déco tardio, junto com obras de construção de mais andares e modificações no embasamento.

Na direita e no fundo da imagem podemos ver o Centro que já se verticalizava, na Cinelândia e na Esplanada do Castelo, mesmo com a pequena resolução e a distância podemos identificar os Ed. Standart, Odeon e Rex.

Essa foto mostra o quanto foi aterrado, pois nesse mesmo ângulo hoje nosso fotógrafo estaria sob uma das passarelas do Aterro

Comments (9)

clauderio disse em 16/10/07 08:22 …

André, lembro muito bem desta época, acompanhei a construção do aterro da minha janela, tirei na ocasião algumas fotos da evolução da obra, porém poucas pois tirar fotos e revelar naquela época, para um adolescente, era caro (Reveladas na seção de fotos da Sears no 3º andar em um balcão ao lado da escada rolante – eram 5 dias para receber de volta).
Era o dia inteiro caminhão trazendo terra e pedra do Morro de Santo Antonio. Foi lá que conheci o caminhão de marca Reo e Euclid.
Foto também desta área coloquei em doid fotologs http://fotolog.terra.com.br/bfg1:380 e aquele que vem a seguir (tem que copiar colar se quiser ver)

triunfodapintura disse em 16/10/07 08:42 …

Foto muito boa. Um angulo pouco visto desse pedaço da cidade.

derani disse em 16/10/07 10:27 …

A chaminé da City Improvments já havia sido retirada essa época?
Imponente, o hotel sózinho assim na paisagem…

andredecourt disse em 16/10/07 12:05 …

Derani acho que sim, as máquinas já deviam ter sido adaptadas para energia elétrica

jban disse em 16/10/07 14:46 …

A arquitetura do Gloria fazia mais sentido… Hoje é um caixotão.

tumminelli disse em 16/10/07 19:29 …

A foto é mesmo linda!

Sabe que não nutro simpatia pelo Gloria. Já o Copa Palace é show!

:-) )

awaywithme disse em 16/10/07 19:52 …

eu sempre passo por aqui e não deixo um comentário :}
ah, mas hoje não vou deixar passar em branco, porque esse lugar é um dos meus preferidos hoje em dia :} e é sempre legal descobrir as raízes do seu lugar favorito! tenho uma foto de hoje em dia, próximo ao hotel Glória. Que foi tirada do parque do Flamengo, com vista para o Centro Da Cidade. A resolução não ficou muito boa até porque, o tempo não ajudou. Mas,
Disponibilizo:
http://i125.photobucket.com/albums/p42/jessicabarrymore/jessica008.jpg

Beijos. (: