andredecourt's photo from 10/18/07

Hoje teremos uma charada !!!

Aonde ficava, ou fica essa bela casa senhorial do final do séc. XIX início do XX, o que funcionou nela ou em seu lugar e qual foi seu destino.

Por quem foi construída, quem são das duas pessoas que posam na varanda.

Bons palpites !

Resposta: Bem, nosso amigo Rouen acertou de prima, de fato vemos a bela casa senhorial construída na década de 80 do séc XIX, pela família Fonseca Guimarães, que possuía grandes lotes de terra no bairro de Santa Teresa, onde lotearam ruas e construíram praças.

Só que na nossa imagem quem está na varanda são os Rheingantz, construtores do palacete de número 316 na praia de Botafogo, na realidade a filha e o genro do patriarca Antoine Emile Grandmasson, que construiu a supra-citada casa.

Andre Smeets que me enviou a foto não informou quando o casal ocupou a casa nem por quanto tempo, pois nos anos 40, salvo engano, a casa foi ocupada pelo Colégio Jacobina, fundado em 1902, no Flamengo pelas irmãs Francisca e Isabel Jacobina Lacombe.

Tendo o colégio, um dos mais tradicionais da cidade durante décadas, ter fechado por graves problemas financeiros nos anos 90, certamente abatido pela crise dos anos 80 e início dos 90, mas tais problemas não eram recentes e se arrastavam desde o meio da deçada de 70, quando o Jacobina teve a sua primeira crise de gestão.

A casa quase foi ao chão pela especulação imobiliária, embora grande parte da estrutura lateral e de fundos da construção tenha sido demolida a toque de caixa, antes de ser obstada pela prefeitura, se não fosse a ação enérgica da administração municipal o frontão certamente cairia numa alta hora da noite ou num fim de semana.

Não houve nenhum alargamento da São Clemente nessa época, início do séc XX, tendo havido um pretérito no séc XIX para regularização da via e canalização do Rio Banana Podre, e outro nunca realizado de todo, previsto nos anos 40 do séc XX para a construção da natimorta Av. Humaitá-Glória. O grande tamanho do jardim talvez seja uma feliz perspectiva criada pelo fotógrafo, certamente usando a entrada de automóveis e carruagens na lateral, onde hoje é a entrada do condomínio de apartamentos construídos no local nos anos 90.

Hoje em dia o que sobrou da casa é da prefeitura, onde ela possui o Centro de Arquitetura e Urbanismo, palco de eventos e exposições, muito interessante e que deveria ser mais usado e divulgado.

Comments (15)

rouen_photos 10/18/07 6:56 AM …

É o antigo Colégio Jacobina, hoje em dia Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. É uma construção de 1879.
Quanto ás personagens que aparecem seria Domingos Lourenço Lacombe e Isabel Jacobina ? Devido á minha idade avançada já não enxergo bem o cinescópio do meu ordinador.
Abração, Rouen

zecarioca 10/18/07 6:56 AM …

No início, achei parecida com a Casa de Rui Barbosa, mas o estilo e o número das portas não bate. Fico na expectativa, então, para saber! Abraços.

jban 10/18/07 7:44 AM …

Eu ia chutar a Casa de Ruy Barbosa, mas fico com o palpite do Francófono.

_antiheroi_ 10/18/07 9:01 AM …

Se não me engano na Rua da Laranjeiras.
Foi parcialmente demolida restando apenas a fachada. oq funciona lá atualmente eu ñ sei…

dpelopes 10/18/07 9:25 AM …

Esta não é a Casa Rosa no SESC TIJUCA

derani 10/18/07 10:07 AM …

Também achei que era a Casa de Ruy Barbosa, mas o Rouen disse com tanta segurança que já acreditei nele!

jban 10/18/07 11:11 AM …

O que está pegando é esse recuo de jardim. O jacobina é muito perto da rua e a Casa do Ruy é mais recuada, com um jardim na frente………….

?????

rouen_photos 10/18/07 3:17 PM …

JBAN , se for o caso acho que a Rua São Clemente pode ter comido um pedaço do terreno na sua ampliação ! Pena que não vou por lá hoje para verificar .

luiz_o 10/18/07 6:17 PM …

Só agora entrei no fotolog.net.

Meu passado me condena: quantas vezes saí do Santo Inácio para encontrar as meninas do Jacobina.

Os Rheingantz são primos nossos, um deles, inclusive, é um historiador.

johnnie123 10/18/07 6:27 PM …

passe lá no meu e deixe sua opiniao…abrços

tumminelli 10/18/07 7:03 PM …

Essa casa é uma beleza. Eu postei uma vez uma foto daí, como colégio, na decada de 50.

:-) ))

ja mandei a foto da Amendoeira em alta.

jason_1900 10/18/07 7:05 PM …

Jacobina.
Sobrou a fachada até a segunda janela lateral…

Engraçado é que hoje eu passei por lá e fiquei olhando o prédio longamente.

rouen_photos 10/18/07 9:23 PM …

E todo mundo buzinando atrás de você , não é Jason ?!

rouen_photos 10/18/07 9:27 PM …

Então perdemos a chance de ter aí uma porta de Blindex com um interfone e uma camera pedindo para vc sorrir pois esyá sendo filmado. OH ! kd as otoridades competentes ?

Falando sério agora, creio que quem salvou o prédio foi Luiz Paulo Conde.

derani 10/19/07 9:41 AM …

Jacobina Lacombe foi meu professor de História em Petrópolis… não sabia que a família já tinha tradição de ensino desde 1902.