Kelson Textil

foto de andredecourt en 9/11/07

Nossa aérea de sexta foca uma parte do outrora pujante Distrito Industrial da Penha, onde além de várias fábricas tínhamos o enorme Mercado São Sebastião, polo importantíssimo de comércio no atacado e varejo além do beneficiamento de produtos ligados à alimentação, um hipermercado e fábricas como a que vemos em nossa foto, a Kelson.

Na nossa foto do início dos anos 70 as unidades fabris já estavam a pleno vapor, mas a fábrica construía seu prédio administrativo onde também havia a exposição de produtos eventos etc..
O prédio em estilo moderno brutalista possuia inúmeras soluções interessantes, como a grafia do nome da empresa em letras anguladas diretamente na fachada, e um sistema de iluminação por luz natural de grande inteligência.
Mas a fábrica, não resistiu além da crise dos anos 80 à decadência da região. A fábrica foi cercada por uma favela que leva seu nome, a Favela Kelson’s, página dos jornais nas últimas semanas por uma sangrenta disputa pelo seu controle entre as “milícias” e as “facções” do tráfico de drogas, favela essa que por ter acesso por mar é de grande estratégia, como era o Porto de Maria Angú décadas antes a centenas de metros dali, por onde hoje passam pistas da Av. Brasil.
A favela cresceu e hoje fagocita áreas inteiras do Mercado São Sebastião, hoje também em processo de abandono, os bancos já se foram e muitas das empresas ou transferiram parte das atividades dali, ou se mudaram totalmente, muitas vezes para outras cidades e estados.
O prédio da Kelson, pelo menos o seu administrativo na beira da Av. Brasil é hoje ocupado por uma mega loja do Shopping Matriz, especializado em móveis para escritório e assemelhados de baixo preço.

Comments (7)

triunfodapintura 9/11/07 8:15 …
Tiste, muito triste…
derani 9/11/07 9:19 …
A cidade inteira vai virar uma grande favela…
buraite 9/11/07 9:24 …
Estive lá uma vez, é assustador como a favela engoliu tudo, ela começou parasitando em volta e foi sufocando até paralizar as atividades da empresa.
Inclusive os traficantes da Kelson´s parece que aumentaram o “pedágio” dos caminhões que entram no mercado São Sebastião de cinco para dez reais por conta da guerra.
luiz_o 9/11/07 10:54 …
E o Poder Público, onde está???
tumminelli 9/11/07 22:31 …
Uma tristeza…
🙂
achei que as postagens estivessem suspensasn aqui
guscar2 10/11/07 15:39 …
Respondendo à pergunta do Luiz:
– Apoiando e incentivando “novos talentos”, junto com a mídia.
albertootero 11/11/07 0:45 …
Depois de dois (des) governos de Brizola e do casal mulequinho…Só pode dar no que deu…Governos populistas favelizam as cidades.

Um comentário em “Kelson Textil”

  1. Tristeza – Trabalhei nesta conceituada empresa de abril de 1964 a 1970. Lindos e saudoso tempos. Inicialmente no Sampaio depois mudamos pra av. Brasil .
    Trabalhava na mecaniza IBM , eu Vanderlei, Ivete, Helena etc… Meu chefe era Meu saudoso e amigo Marcelo….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

58 + = 67