Praia da Piaçava, anos 10

andredecourt's foto van 14-11-07 

Continuamos no post de hoje com a região da antiga Praia da piaçava na Lagoa, porém em foto anterior a postada ontem.
Nesse fragmento de uma aérea do CAN podemos ver a região sofrendo mais uma leva de aterros, talvez a terceira, pois ainda no séc. XIX houve aterros para retificar o trajeto da Rua Jardim Botânico, que não era a via reta como conhecemos hoje, e no início do séc XX mais alguns para dissecar alguns pontos das margens da Lagoa e arruar acessos para algumas propriedades.
Na foto podemos observar que tanto a Rua Jardim Botânico (embaixo à direita da foto) como a Rua Fonte da Saudade já estavam com traçados e largura como os dias de hoje, a diferença que elas se inseriam numa geografia completamente diferente da atual, a qual os aterros mostrados nessa foto em pleno andamento fariam.
Na região da antiga praia da piaçava, vemos que o litoral já sofreu mudanças e as águas da Lagoa antes próximas a descida da Garganta do Humaitá, onde séculos antes havia o Forte da Piaçava, já tinham sido afastadas, há inclusive uma praça com ajardinamento diferente da mostrada ontem, que já perdia seu sentido, pois o aterro já a afastava das águas.
A Rua Fonte da Saudade estava deixando de ser marginal, e em breve iria virar uma via interna do bairro, pois o aterro no local já estava praticamente pronto.
Na parte direita da foto é curioso observar que, todas as vias propostas nesse natimorto plano urbanístico, salvo a Rua Jardim Botânico desapareceram, seriam largas avenidas que se cruzariam, que foram sepultadas pela praça mostrada na foto de ontem, tendo algumas mudado de traçado e outras transformadas em ruas normais como é o caso da Ruas Abelardo Lobo e Prof. Saldanha. Porém chama a atenção da Rua Diná Silveira de Queiroz praticamente no mesmo traçado de hoje.
A foto é do final dos anos 10 e início dos anos 20, tendo essa região ganho impulso somente no final da década de 30 quando as primeiras casas em estilo normando, neo colonial e missões foram construídas nessa região.
Entraremos em ritmo de feriadão mas estamos de volta na segunda.
 

Comments (6)

triunfodapintura 14-11-07 7:04 …

Bom feriadão.

jban 14-11-07 7:20 …

Como a Lagoa foi aterrada. A Fonte da Saudade e a região entre a Jardim Botânico e a Lagoa são uma outra Urca. Incrível.

rock_rj 14-11-07 7:40 …

Morei em dois prédios desta região no lado da Fonte da Saudade, e moro agora na Borges de Medeiros, que parece que ainda não existia…
Belo registro!

rodperez 14-11-07 17:49 …

Fala André!
te mandei um e-mail.

cripple_rooster 15-11-07 19:04 …

a lagoa rodrigo de freitas só não deve ter sido mais devastada do que a lagoa da conceição em florianópolis, com a diferença que essa última vem sendo devastada dos anos 70 para cá num ritmo mto frenético mas talvez ainda tenha uma solução mais fácil…

claude_photos 18-11-07 14:38 …

Belo registro. Fiquei brincando de identificar as ruas atuais.
Ví a sua reportagem hoje na jornal O Estado de São Paulo, parabéns pelo sucesso. Manda um abraço aos outros dois que aparecem na foto !(RS!)

2 comentários em “Praia da Piaçava, anos 10”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 20 = 30