Construção do Campus da UERJ, dec. de 60

andredecourt's photo de 22/11/07 

Nessa foto vemos em primeiro plano o início dos trabalhos de sondagem e fundação da UERJ.
Ao fundo vemos em destaque o Esqueleto, estrutura nunca concluída de uma das alas de um enorme hospital que seria construído incialmente pela inciativa privada e posteriormente pelo poder público e que nunca passou do esqueleto incompleto de um dos prédios imaginados do que seria o Hospital das Clínicas da Universidade do Brasil.
A favela começou a surgir logo após da construção do Maracanã, quando o terreno foi invadido, incialmente os barracos foram sendo construídos em torno do esqueleto, parte de melhor terreno, mas em poucos anos a favela já era uma das maiores da cidade e possuia uma enorme quantidade de tipos de barracos. Dos mais elaborados, quase casas populares, passando por barracões de madeira, bem estruturados até precárias palafitas em uma área pantanosa num dos braços do Rio Joana. Também haviam barracos do tipo apartamento dentro da estrutura abalada do esqueleto, que havia sofrido seguidos incêndios.
Na época da nossa foto a favela já havia sido removida e vemos as sondagens para a construção dos blocos que formam o Pavilhão João Lyra Filho, atrás vemos o velho esqueleto em obras para se transformar no Pavilhão Haroldo da Cunha Lisboa.
O Pav. Haroldo da Cunha Lisboa é um marco da recuperação estrutural à época, pois os engenheiros da Guanabara além de restaurarem uma estrutura aparentemente condenada permitiu-se a construção de mais um andar sobre ela, o que vemos na foto.
 

Comments (6)

triunfodapintura 22/11/07 08:58 …

Impressionante, nem dá pra acreditar.

luiz_o 22/11/07 11:13 …

Foi uma obra e tanto a da UEG.

g_s 22/11/07 18:05 …

Daqui a pouco, a UERJ fica assim de novo…

buraite 22/11/07 21:30 …

É uma tristeza ver que tanto esforço para recuperar uma área degradada da cidade esteja sendo jogado por terra pela administração irresponsável dos últimos governos estaduais.

artefotografe 23/11/07 11:14 …

Vish =\
governos fedem…
mas boa foto
🙂

jban 23/11/07 18:50 …

Excelentes textos e foto. Removeram a favela e ela voltou pela leniência de quem deveria cuidar do que é nosso.

Um comentário em “Construção do Campus da UERJ, dec. de 60”

  1. Gostaria de sabre qual a firma de Engenharia que relizou a construçao da UERJ?
    E se existe fotos da construç”ao.
    Desde ja Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =