andredecourt's foto van 29-11-07 

Nesse velho postal, podemos ter uma idéia ao rés do chão do que era o Largo da Carioca do período Passos.

Nossa foto foi tirada pouquíssimo tempo depois das profundas mudanças que essa parte da cidade sofreu, as árvores ainda são pequenas mudas e as roupas dos passantes de antes dos anos 10 do séc XX.

O que mais chama a atenção é a ampla perspectiva da chegada da Rua Uruguaiana no largo, com seus prédios originais a sensação de amplitude é muito maior que a de hoje, numa cidade que teve sua escala desvirtuada da humana.

Nosso fotógrafo estava na beira dos jardins do velho chafariz, onde o largo terminava, e infelizmente é de baixa definição, pois joga mais uma dúvida.

Todos sabemos que o tradicional relógio, foi colocado lá em 1910 primeiramente como uma luminária monumental, sendo então modificada por volta do final dos anos 10, quando no seu topo 3 grandes lurestres foram retirados e o relógio colocado. Mas por um breve período de tempo outro monumento esteve no local hoje ocupado pelo relógio.

Pelo seu formato em fotos tiradas do alto se tem a nítida impressão que se trata de uma Fonte Wallace, como a que temos no Parque da Tijuca e no Museu da Cidade, e que eram bem utilizadas em várias cidade como bebedouros públicos.

Pois bem, essa foto mostra um formato um pouco diferente, não podemos abandonar a idéia de uma Wallace, mas a estrutura que vemos no meio do largo aparente ter vitrines ou esquadrias, o que é no mínimo muito interessante.

 

Comments (5)

triunfodapintura 29-11-07 7:59 …

Parabéns pelo seu trabalho que sempre acompanho e pela matéria que saiu no Estado de São paulo.

rodperez 29-11-07 10:30 …

http://jogowarinrio.blogspot.com/

rodperez 29-11-07 10:31 …

ô andré!
te mandei um email :-)

abraço

 

rodperez 29-11-07 22:31 …

ok!