andredecourt's photo de 10/12/07 

Esse postal, certamente dos dos 30, como bem diz a data escrita em seu topo mostra e entrada sul do Centro da Cidade através da Praça Paris.

Apesar da vista ser muito conhecida, o postal é muito feliz em englobar vários prédios e objetos tão ligados a história recente dessa parte da cidade.

Na esquerda, vemos a vegetação densa do Passeio Público através da Rua Teixeira de Freitas, à época muito mais estreita e arborizada. Logo em seguida temos uma panorâmica do conjunto do Cassino e Teatro Beira-Mar, em seus últimos anos, pois em breve seria demolido na Adm. Dodsworth a fim de eliminar um estrangulamento da Av. Beira Mar, além de desbloquear o Passeio, que estava imprensado pelo conjunto de prédios.

Mais à direita, vemos, que a Rua Sem. Dantas, principalmente em seu início já contava com vários prédios, mesmo em pequena resolução dá para perceber os edifícios Rex e Regina. Na Cinelândia o Ed. Odeon domina a paisagem nesse ângulo.

Saltando na foto temos o Palácio Monroe e atrás dele podemos ver parcialmente uma das cúpulas da Biblioteca Nacional e a empena cega do Ed. Lafond.

Ao rés do chão no final da Av. Rio Branco nota-se o Obelisco. E por trás dele uma das sobras dos pavilhões da Expo de 1922, mas o que vemos não é o da Argentina, demolido anos antes, mas sim um pequeno e profundo pavilhão, não identificado que aparece me fotos dos anos 30 até desaparecer para a construção do Ed. Brasília.

Fechando a foto vemos a plasticidade Déco do Ed. Standart, sozinho na paisagem, com seu característico relógio, mas ainda sem o oval da Esso que imortalizou o prédio anos depois. Por de trás ainda vemos uma Esplanada do Castelo ainda praticamente vazia, situação essa que em uma década iria se modificar quase totalmente.

Agradecemos ao amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva pelo envio desse e de outros fantásticos postais que serão em breve publicados.

 

Comments (12)

eltbr 10/12/07 06:30 …

nossa, prefiro como ta agora :)
beijao :*
ale

jhanaaryce 10/12/07 08:21 …

nossa… parabens… por todas as fotos q v coloca aqui
eu amo

bju

triunfodapintura 10/12/07 08:24 …

Realmente, um excelente postal.

derani 10/12/07 08:46 …

Essa paisagem é uma das mais bonitas da cidade antiga.

variedades_br 10/12/07 09:00 …

Incrível como a Praça Paris sobreviveu…

luiz_o 10/12/07 10:45 …

Muito melhor antigamente.

rockrj 10/12/07 11:17 …

Estacionei o carro na Praça Paris,
Eu e a Conceição,
——-
Era o Cosme e o Damião,
Salivei o Cosme,
Dei um cigarro pro Damião…
______________________________

Hoje em dia não aceitam mais cigarro…