andredecourt's Foto von 13.12.07 

Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Nesse belo prédio projetado por Bethencourt da Silva em 1880 funcionou a partir de 1906 não só a Associação Comercial em sua terceira sede, como também a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Construído no local da histórica Casa dos Contos, já personagem de um post, aqui no fotolog em Fevereiro deste ano ( http://www.rioquepassou.com.br/2007/02/07/ ) a construção atravessou períodos conturbados de nossa história, tendo inúmeras paralizações, só ficando pronta em 1906.

Na rotunda que ficava abaixo da grande cúpula envidraçada era onde os pregões da Bolsa se realizavam, inclusive existem fotos e desenhos mostrando a movimentação dos corretores. Mostrando a grande movimentação de primeira bolsa de valores do Brasil, hoje praticamente morta por uma série de escândalos e manobras políticas para tirar sua importância em detrimento da bolsa bandeirante.

Em 1922 o Banco do Brasil adquiriu o prédio, que passou por profundas reformas, que eliminaram muitas das belas características da fachada projetada por Bethencourt da Silva, como as cariátides no topo. Que foram removidas sob protestos de arquitetos, intelectuais e jornalistas. O prédio passou 4 anos em reformas só sendo inaugurado na administração de James D’arcy em 1926.

Foto de Malta

 

Comments (3)

triunfodapintura 13.12.07 08:43 …

A foto da casa dos contos é impressionante pelo valor histórico.
Não sabia que aquela configuração colonial da primeiro de março tinha sido registrada em foto.

derani 13.12.07 09:15 …

Felizmente não só esse prédio mas quase todo o quarteirão ainda está preservado. Passear por aí é voltar no tempo.

jban 13.12.07 18:11 …

James D’Arcy é ????…….

Pena que a 1o. de Março continue a ser um corredor de tráfego com um fluxo muito além de sua capacidade. Abaixo os ônibus !