Hotel Wilson, 1927

foto de andredecourt en 10/01/08 

Hoje teremos um post duplo com o Saudades do Rio que mostra o prédio do velho Hotel Wilson ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:1054 ).
O Wilson foi o embrião de um tipo de estabelecimento de hospetagem muito comum hoje, o apart hotel. Pois ao contrário das pensões da época alguns quartos ou conjutos de quartos do Wilson possuiam pequenas cozinhas, que dava alguma liberdade para famílias que nele se instalavam.
Como era o caso da minha, que durante a segunda metade dos anos 20, voltando da fazenda de café, passou uma considerável temporada hospedada no Wilson, antes de ir para uma residência, e como de costume era uma família numerosa. Meus bisavós, 4 tias-avós, 2 tios-avôs e a caçula que era minha avó, e alugavam um pequeno conjunto de quartos com cozinha, saleta e banheiro.
O prédio era bem grande, pois se aproveitava do profundo lote na confluência da Praia do Flamengo, Rua do Russel e da escadaria da Ladeira do Russel, como podemos ver na foto do Saudades.
Na nossa foto minha tia-avó Maria e minha avó Enid estão posando no meio da pista interna da Praia do Flamengo bem na frente da entrada principal do hotel. O piso ainda era de paralelepípedos e os trilhos de bondes completam o cenário da rua.
Ao fundo vemos uma das entradas inferiores do hotel, que ficavam rente ao nível da rua e que tinha a pequena placa oval que anunciava em caracteres Art-Noveu “Hotel Wilson” e ao lado a escadaria que levava a entrada principal sendo a grande janela à esquerda, no segundo pavimento, o salão de leitura/estar onde um senhor com expressão divertida observa as meninas.
O prédio do hotel foi demolido em 1938, quando ali foi construído o Edifício Columbia até hoje no local.
Foto: Arquivo da família
 

Comments (6)

derani 10/01/08 7:18 …

Que tranquilidade….

laurinhaperes 10/01/08 7:48 …

simplória beleza!

luiz_o 10/01/08 10:38 …

Andre,
surgiu uma dúvida lá no “Saudades do Rio”.
Consta que esta construção só teria um banheiro.
Seria possível funcionar como hotel?

andredecourt 10/01/08 11:44 …

Dúvida parciamente resolvida, aguardando próximos capítulos

triunfodapintura 10/01/08 15:25 …

Devia ainda ser um bom lugar para morar.

jban 11/01/08 5:43 …

Um cantinho simpático do Rio de Janeiro. Até hoje se beneficia do pouco tráfego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

61 + = 63