Rua do Riachuelo, início dos anos 20

andredecourt's foto van 24-1-08 

Nessa foto de Malta captamos o cotidiano da Rua do Riachuelo no início dos anos 20, a antiga Rua Mata Cavalos dos tempos coloniais já tem um piso em que nada lembra os animais sacrificados ao se ferirem na precária via de tempos idos.
Mas mesmo nessa época a velha rua, traçada de forma espontânea ainda tinha grande importância para a ligação Norte-Sul da cidade, mesmo com a abertura de sua paralela a Av. Mem de Sá por Passos anos antes.
Era por ela que o grosso do tráfego de bondes que vinha da grande Tijuca e parte dos subúrbios da Central passava rumo ao Centro e as estações de baldeação para quem desejava ir para a Zona Sul.
A rua também era importante para as várias linhas que saiam do Centro rumo a Zona Sul, pela Central ou Praça Tiradentes, como também era fundamental para as linhas circulares da região central da cidade, ao qual o bonde que vemos pertence.
O carril está fazendo a linha circular Estrada de Ferro-Tiradentes, que dava uma panorâmica volta pelas ruas de região da Praça da República e Lapa, região essa que concentrava forte comércio e que até hoje é desagradável para andar se você não é um amante de comércio exótico e do Rio Antigo.
Os trilhos que vemos derivar possivelmente indicam a esquina com a Rua Andre Cavalcanti, que tinha um pequeno ramal auxiliar usado por algumas linhas e também dava acesso ao Plano Inclinado da Ladeira do Castro, que nessa época ainda estava em funcionamento.
A Rua do Lavradio, mantém até hoje parte dessa atmosfera, embora em muitos lugares esteja degradada com imóveis mal cuidados e intervenções urbanísticas que além de se arrastarem por anos como é o caso e um “rio-cidade” no local, ainda é completamente desvirtuado do espírito do lugar, com um mobiliário urbano totalmente inadequado.
 

Comments (6)

 

braussie 24-1-08 8:40 …

Parabéns pelo novo endereço personalizado
Vou continuar acompanhando!
Seu acervo é um tesouro precioso,
Obrigada por compartilhar
🙂

famadas 24-1-08 9:19 …

É uma maldade o que fazem com a rua do Lavradio. Se eu fosse prefeito transformaria aquele logradouro numa pequena New Orleans. Faria eventos etc. Outra região que eu revitalizaria é o bairro de Vila Isabel.
Aliás, adoraria ver imagens antigas de Vila Isabel e de Laranjeiras. Abração!

derani 24-1-08 11:43 …

O bonde, o burrinho-se-rabo e a palmeira imperial.
Ícones do Rio de Janeiro.
Uma maldaade acabarem com o transporte que serviu os cariocas durante quase 100 anos.

 

krishna_ac 24-1-08 12:04 …

que fotos maravilhosas!!

jban 24-1-08 19:49 …

ótima foto ! Grande rua do Riachuelo .

cripple_rooster 24-1-08 20:10 …

nunca fui no rio, mas parece ser um lugar tão bonito… pena que a bandidagem estraga…

3 comentários em “Rua do Riachuelo, início dos anos 20”

  1. Bem sei que o Malta tirou muitas fotos do Rio na década de 1920. Entretanto, o número de ordem do bonde parece ser 456 e está pintado em um tipo de algarismo que foi adotado por volta de 1929. Assim, acho que a foto é desse ano ou do início da década de 1930.

  2. Isso tudo é culpa dos homens modernos,se não houvessem feito tantas alterações seria um mundo sem estar poluido e todos os monumentos históricos que foram pichados,demolidos.isso nunca mais será recuperado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 + = 37