Parte do Bairro de São Conrado, segunda metade da dec. de 70

andredecourt's Foto von 08.02.08 

Nossa aérea de hoje mostra o final do Bairro de São Conrado na segunda metade da década de 70, quando de um dos arrabaldes da cidade ele se transformava velozmente num bairro de passagem para recém conquistada Barra da Tijuca, graças a abertura do sistema Lagoa-Barra, mesmo incompleto nessa época.
O outrora tranqüilo e esparsamente ocupado bairro, começa a ganhar em pouquíssimo tempo grandes edifícios e condomínios, no lugar da grandes casas, restos das chácaras do início do séc XX, e tem seu urbanismo completamente modificado a começar pelo final da Estrada da Gávea que perde seu tradicional largo na subida da Estrada do Joá, ponto de restaurantes, boates, bares etc…. que davam ao local a fama boêmia e até mesmo devassa do pequeno largo, pois era o local dos encontros furtivos, dos namoros escondidos, das “reuniões de trabalho” durante o dia, do namoro com sexo intolerável por muitas famílias de bem, ou o lugar que muitos bebiam algo para tomar coragem e ultrapassar o morro da Joatinga.
Outros trechos da Estrada da Gávea ou foram suprimidos pelas pista de alta velocidade da Lagoa-Barra ou viraram apenas uma via auxiliar. Com isso o bairro se transformou totalmente, dificultando até mesmo as caminhadas na sua parte interna.
Na nossa foto, mesmo muito reticulada, vemos que só dois prédios de apartamentos estão prontos, todos os outros ainda estão nas estruturas ou nas fundações como boa parte do Condomínio Village, vemos também, mais a frente, que a passarela que existe no encontro das estradas da Gávea, Canoas, Joá e da Lagoa-Barra ainda não existe, existindo apenas os retornos.
As pistas separadas pelo largo canteiro que vemos no pé da imagem, não foram construídas por cima de nenhum velho traçado urbano, mas sim em propriedades desapropriadas, pois um pouco mais à frente começa o um dos viadutos do conjunto do trecho do Joá da Lagoa-Barra.
Junto a Rua José Tjurs, a primeira que parte do Lagoa-Barra rumo à praia, vemos uma curiosa construção, parecendo ser uma pequena pista de Kart. Na orla aparentemente a Av. Prefeito Mendes de Morais não chegava até a Praia do Pepino, sendo interrompida em um breve trecho.
 

Comments (17)

triunfodapintura 08.02.08 08:53 …

Bom fim de semana.

luiz_o 08.02.08 09:56 …

Excelente, mais uma vez.
Cansei de namorar num terreno aqui no canto direito, de baixo, da foto: era garantido pela polícia.
Boas lembranças também dos “encontros furtivos” no Joá, perto do “Namore modernamente”!
Semana que vem farei um “post” duplo com este.
PS: O Saudades do Rio, do fotolog.net, voltou à ativa, inicialmente com um périplo pela Lagoa.

derani 08.02.08 10:45 …

Não entendo porque não fizeram a auto-estrada mais junto aos morros.
Teriam poupado um espaço urbanístico importante… desse jeito seccionaram o bairro em dois.

tumminelli 08.02.08 10:54 …

Ótima foto! Só não entendi aquela pista (?) “oval” ali perto do prédio. Será que era auto pista do parque Divertilândia que existia ai?

andredecourt 08.02.08 11:00 …

Com certeza !!!!!

famadas 08.02.08 11:36 …

Maravilhosa imagem. Achei curioso, entre as duas pistas, algo que se assemelha a varias barracas de camping. Pensei de início que fossem carros… mas são bem maiores se comparados aos automóveis das pistas. Estaria ocorrendo algum evento lá? Ou era natural?

andredecourt 08.02.08 11:55 …

São carros mesmo, eram coloridos nessa época, e os menores eram o fusca a Brasília e o 147 !

photomechanica 08.02.08 13:19 …

Andei muito de kart naquela pista. Os karts eram uma merda, mas a gente se divertia. Ao lado, durante um certo período, teve um Tobogã que era a sensação da época. Muita gente se machucou feio descendo naquilo. Tinham uns cobertores encerados que andavam prá cacête…
:-))))

angemon 08.02.08 13:47 …

oi, amigo, olha só:
Exposição: Arquiteto Azevedo Neto – 1930/1950 – Memória do Paisagismo Carioca – A mostra, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresenta projetos, fotos antigas, mapas e outros documentos relativos às transformações que a Cidade sofreu na primeira metade do século XX. De terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Parque Natural Municipal da Catacumba (Avenida Epitácio Pessoa, 3.000 – Lagoa). Até 15 de março.
bjs
Angelica

jban 09.02.08 00:15 …

São Conrado é hoje um beco sem saída, um bairro de passagem que tem dentro de suas fronteiras a mega favela da Rocinha. Alguns bolsões ainda resistem, como o Gavea Golf e as belas casas próximas, mas qual será o futuro deste bairro ???

flaviom 09.02.08 00:42 …

Tão tarde …
A pista era de cart, mesmo. Mas esta era exatamente no mesmo lugar onde o tobogã (do Ricardo Amaral) tinha existido. Na época do tobogã, existia uma pista de cart bem menor, onde está aquele retângulo à esquerda. esta pista foi feita depois da desmontagem do tobogã, e era bem melhor. A pista era melhor, mas não os carts, que tinham os motores regulados para não correrem demais.
Mais ou menos entre a pista de cart e o prédio, dá para ver um telhado quadrado. Ali embaixo era uma lanchonete. E nesta lanchomete o Rio conheceu, pela primeira vez, os crêpes, feitos na chapa, que se espalharam , depois, principalmente através do Gordon. Mas, durante alguns anos, era exclusividade daí, feitos por um francês (ou belga ou suíco ou canadense…)

flaviom 09.02.08 00:44 …

Ali, mais adiante, entre a pista da Lagoa-Barra e a bifurcação para a praia, existiu um posto de gasolina. Não dá para ver, nesta foto, se ele ainda estava lá…

hlgvargas 09.02.08 11:19 …

O Tumminelli que me desculpe, mas nessa época, eu me divertia muito onde o Luiz O se divertia, no canto direito de baixo da foto (o velho motel ainda está lá).
O Joá era dez, mas era para os mais velhos.
Nunca soube dessa “pista oval”.
Não sei se perdi alguma coisa.
Em tempo: nessa época, as voltas em torno da Lagoa, fazia parte das “preliminares”.
Saudações.

buraite 10.02.08 10:29 …

Incrível como a cidade se estragou, esse terrenão vazio ao lado da pista de kart hoje abriga o prédio onde mora o algoz da cidade, estou certo?

bobeirasa 10.02.08 23:42 …

cara as fotos do seu flog arrebentam, adoro rio antigo!
fui na lapa hj e tirei umas fotos, dá uma olhada
www.flickr.com/bobeirasa
espero que goste! abs!!

famadas 11.02.08 06:59 …

Estou amando isso aqui. Flaviom mencionou um tobogã em S. Conrado. Nosso caçador da arca perdida não teria uma foto do tobogã que ficou popular na década de 70 e que funcionava em frente a extinta favela da Catacumba? Se postar essa foto acho que meu coração não vai resistir. rsrsrsrs

flaviom 11.02.08 23:34 …

famadas, 1 ou 2 fotos do tobogã da Catacumba (também era do Ricardo Amaral) já foram postadas em nossos flogs do coração. Vou dar uma procurada.
(Cadê o Rafael, numa hora dessas?)

6 comentários em “Parte do Bairro de São Conrado, segunda metade da dec. de 70”

  1. Isso aí é o Divertirama! Um parque de diversões que ficava em São Conrado no início dos anos 70. Ele tinha um toboágua. Quando meus pais me levavam ao Nevada pra passar o domingo naquele longínquo areal chamado Barra da Tijuca, a volta era sempre um tremendo engarrafamento porque ele era o maior parque de diversões da cidade – seu único concorrente na Zona Sul era um mambembão que ficava na Lagoa, perto do Clube Naval. Por isso enchia e, com pouco acesso a São Conrado, ficava sempre um tremendo congestionamento na saída da então deserta Barra.
    Quando o Tivoli abriu, tanto o parquinho da Lagoa quanto o Divertirama foram varridos pela concorrência – o Tivoli era maior, mais moderno, mais bonito e mais bem localizado. As ruínas do toboágua ficaram enferrujando até os anos 80.

  2. Olá, teriam fotos do antigo parque em São Conrado chamado Divertirama?
    No post do Luiz Henrique, fiquei sabendo do nome. Não temos nada deste parque que foi muito importante em sua época.

  3. Existia um parque de diversoes chamado Diverlandia! Era maravilhoso. Ia muito la com minha mae e meu falecido pai. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

74 + = 80