Estrada Velha da Tijuca s/d

andredecourt's foto van 26-2-08 

Nesse antigo postal podemos ter uma idéia da calma e do cenário pitoresco do Alto da Boa Vista no início dos séc XX, talvez final do XIX.
No lado direito vemos o bebedor mandado construir por Pedro II como uma das primeiras providências de recuperação dos maçissos da Tijuca, em 1858, devastados pela cultura do café. Depois de seguidas desapropriações das várias fazendas da região os trabalhos comandados pelo Major Archer começaram em 1861.
O bebedouro, em cantaria, possui grande tanque, certamente para a aguada de cavalos e animais de carga e bicas que saem do seu tímpano, que está encimado pela inscrição OP-1858, assegurando o mesmo ter sido feito pelo departamento de Obras Públicas. O bebedor se encontra tombado desde os anos 60.
Agradecemos o envio do postal ao amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva

Comments (6)

jban 26-2-08 9:00 …

André, qual é a localização da Caixa d’água e do bebedouro ?

derani 26-2-08 9:09 …

A Tijuca essa época era local de passeios e veraneio.
Existiam muitos hotéis lá.

tumminelli 26-2-08 9:54 …

O paraíso!!
🙂

andredecourt 26-2-08 11:57 …

Hoje está num dos dos pedaços sobreviventes da Estrada Velha da Tijuca, mas não sei o trecho exato.
Há outros bebedouros dentro do parque, alguns um pouco mais novos, outros do período Passos e os mais novos, de características neo-coloniais dos anos 40

flaviotpmendes 26-2-08 17:49 …

Talvez seja “maciço” da tijuca…
Belo postal!

jason_1900 27-2-08 1:38 …

Dizem que essa fonte atualmente está instalada na casa do JRO.

2 comentários em “Estrada Velha da Tijuca s/d”

  1. Acho que esta caixa D’agua é a que fica na Av. Edson Passos, na curva do “castelinho” pouco antes da Rua Raymundo Castro Maia.
    A outra caixa, que fica logo após o final da primeira parte da Estrada Velha, fica um pouco abaixo da Avenida E.P.( na altura da curva do “S” ), e não se vê nenhuma elevação a direita da foto.
    As casas que se vêm ao fundo, devem ser as que ficam na pròpria Av. E.P. , no final do retão,subindo, após a curva do Laguinho, alguns a conhecem por Bandolim.

  2. lá, gostaria de convida-los para a cabine do filme Praça Saens Peña, que será realizada nesta quinta-feira, dia 03/12 às 10h30 no Cinema Arteplex RJ (sala 5)– Praia de Botafogo, 316.
    Será um grande prazer contarmos com as suas presenças como formadores de opinião representativos do bairro, cujo um dos principais locais está no título de nosso filme, que foi quase que inteiramente rodado na Tijuca. O filme entra em circuito comercial no dia 11 de dezembro, ocupando inclusive uma sala do Kinoplex Tijuca.
    Aguardamos a confirmação.
    PRAÇA SAENS PEÑA – Escrito e dirigido por Vinícius Reis
    Sinopse:
    Paulo, professor do ensino médio, e Teresa, gerente de uma lanchonete, vivem um casamento sólido. Juntos com a filha Bel – uma adolescente de 15 anos – eles formam uma típica família de classe média brasileira. Ambos cultivam o sonho da casa própria, mas o orçamento apertado apenas paga as contas. Quando Paulo aceita uma proposta para escrever um livro sobre a Tijuca, bairro carioca em que residem, eles começam a vislumbrar dias mais prósperos. Nos meses que se seguem, porém, o que era para ser um alento acaba transformando-se em uma crise familiar que coloca em risco um relacionamento de vinte anos.
    Elenco: Chico Diaz, Maria Padilha, Isabel Meireles, Gustavo Falcão, Guti Fraga.
    BLOG: http://www.pracasaenspena.blogspot.com/
    TWITTER: twitter.com/pracasaenspena
    FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000312478434&ref=profile
    YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/filmepracasaenspena
    ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8132113537741318796&rl=t

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

69 + = 76