foto de andredecourt em 03/03/08 

Malta como funcionário da PDF fotografa os investimentos da administração em áreas do velho Sertão Carioca, que hoje englobado em sua grande parte pela Z. Oeste da nossa cidade.

Região outrora importante para o abastecimento de gêneros para a cidade, tinha uma considerável população, que interessava enormemente aos políticos, principalmente com o advento da República Velha.

Vários surtos de melhorias foram observados na região, em administraçãos tão diferentes com as de Carlos Sampaio, Pedro Ernesto, Olympio de Mello, Dulcídio Cardoso, Negrão de Lima ( como prefeito do DF e Gov. da Guanabara, Lacerda e até mesmo Chagas Freitas.

Nossa imagem mostra a abertura da Estrada da Covanca, vemos os funcionários fazendo um corte na encosta ainda com técnicas rudimentares.

Essa via, projetada sobre as encostas da Serra dos Pretos Forros, galgando o Morro da Covanca, visava a comunicação de Jacarepaguá, mais pontualmente a região hoje conhecida como Tanque, até o outro lado da serra onde está Água Santa, na outra vertente da serra encontrando-se com a Estrada Paulo de Medeiros.

Ela corre praticamente paralela à Linha Amarela, desembocando em Água Santa a poucos metros da praça do pedágio, até poucos anos esse caminho, de asfalto precário podia ser feito com tranquilidade em sua grande parte, pois era interrompido nas vertentes mais íngremes, já hoje, com o avanço da favelização nas encostas sobre o complexo de túneis da Linha Amarela só com novas informações.

O traçado é tão paralelo que por muitos anos se imaginou construir uma via de ligação nos moldes da Grajaú-Jacarepaguá para fazer a ligação dos subúrbios do Grande Meier com a Baixada de Jacarepaguá por meio desse primitivo caminho, abandonado nos anos 60 pelo projeto da Linha Amarela, só realizada nos anos 90.

Comments (8)

riobus disse em 03/03/08 07:35 …

e essa semana?
mandei um email.

buraite disse em 03/03/08 08:09 …

A estrada ainda está lá, deviam ter mantido pois hoje a Amarela está saturada.
Outro dia subi um pedaço dela e me pareceu, bem, carroçável, mas não arrisquei subir mais, mas é um local belíssimo, se está cheio de favelas escondidas lá dentro então está pior que a Rocinha e o Rio das Pedras.

rodperez disse em 03/03/08 08:35 …

Com tummineli vai ser bom!

derani disse em 03/03/08 10:18 …

A paisagem da foto é muito bonita… hoje em dia não sei como deve estar… vale ver no Google.

luiz_o disse em 03/03/08 11:46 …

Conheço muito pouco esta região.

O que vão fazer com “tummineli”?

tumminelli disse em 03/03/08 14:25 …

Desconheço totalmente essa região!!!

:-) ))

O que vai ser bom comigo?? Olha lá hein, não sou desses…

:-) )))))))
:-) )))))))))))))))

jban disse em 03/03/08 21:40 …

A Estr da Covanca ainda existe, certo ?

andredecourt disse em 04/03/08 07:45 …

Ela existe, mas até hoje não está totalmente urbanizada, há um trecho muito ruim, acho que só dá para passar de 4X4