Vista da Cidade Nova 1970

foto de andredecourt em 04/03/08 

Ontem o amigo J.V. me mandou um link de um filme que mostra o antigo mangue via youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=cN8OCcraR-M&;feature=related ) nele vemos a antiga zona de prostituição da cidade, hoje desaparecida.
Na filmagem é dado o ano de 1953, mas o mobiliário urbano pintado de preto nos joga ainda aos anos 40, possivelmente as imagens são do período imediato do pós guerra.
Várias coisas chamam a atenção, primeiro a grande guantidade de “fregueses” circulando pelas ruas, uns apenas “flanando” ( se isso fosse possível numa área daquelas ) e outros determinados à caça. Outro aspecto dígno de nota é que embora estivéssemos numa região marginal da cidade, de malíssima fama e perigosa segundo as cronicas antigas, os cine-jornalistas, mesmo que aparentemente filmando de forma ostensiva, não são ameaçados, encarados, ou tem algo arremeçado contra o veículo, há até uma certa vergonha e medo nas portas e janelas que se fecham, e pessoas que se escondem.
Mas J.V. chama mesmo a atenção para uma grande construção que aparece ao fundo de uma rua nos primeros 20 segundos da filmagem, é uma construção escura que domina todo o fundo da rua que aparenta ser ou a Rua Pereira Franco ou até mesmo a famosa Pinto de Azevedo, sendo a primera hoje desaparecida pelas modificações urbanas radicais na área nos anos 70.
Possivelmente a grande construção que vemos era o HPM, o hospital da Polícia Militar, na nossa imagem de hoje, tirada de forma panorâmica durante o arrazamento dessa região vemos na direita para a esquerda, junto ao prédio da antiga Telerj, e numa das torres de compressores do gasômetro, o prédio, praticamente da mesma forma da filmagem, uma grande construção escura. Depois de reformas o prédio do HPM hoje tem tons azuis, bem difrente do soturno prédio dos anos 40 e de 1970
Foto Arquivo da Família

Comments (5)

rock_rj disse em 04/03/08 09:04 …

Esta obra está me parecendo a construção do viaduto sobre a Presidente Vargas, que da acesso ao Tunel Catumbi-Laranjeiras…

andredecourt disse em 04/03/08 09:36 …

É ela mesmo

tumminelli disse em 04/03/08 09:50 …

Ótima foto!!
:-)))
vou ver o filme no iutubi.

derani disse em 04/03/08 12:15 …

Eu não sei porque tentavam fazer umas “brasílias” dentro de uma cidade de 400 anos como o Rio de Janeiro… Av Chile, isso aí, Aterro… só podia dar caca. Secciona e desumaniza uma cidade feita pra andar à pé ou de bonde.

jban disse em 05/03/08 11:09 …

Excelente foto e texto !

2 comentários em “Vista da Cidade Nova 1970”

  1. “Eu não sei porque tentavam fazer umas “brasílias” dentro de uma cidade de 400 anos como o Rio de Janeiro… Av Chile, isso aí, Aterro… só podia dar caca. Secciona e desumaniza uma cidade feita pra andar à pé ou de bonde.”
    Era o raio do progressismo. Tudo que era antigo era ruim (hoje essa turma Derani-Decourt & cia. faz o contrário, tudo que é novo é ruim 😉 o consolo é que não era só aqui. Nova Iorque quase foi destruída por um prefeito que punha coisas e mais coisas antigas abaixo pra abrir aqueles conjuntos residenciais. Era a malfadada “cidade-jardim” do Le Corbusier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

85 + = 94