foto de andredecourt em 05/03/08 

Nessa imagem fotografada por Malta a serviço da PDF vemos as melhorias realizadas na Ladeira de Santo Antônio a fim de melhorar a chegada dos carris vindos de Santa Teresa para o Largo da Carioca.

Fazia aproximadamente um ano que o Largo da Carioca tinha sofrido a sua primeira modificação pós Passos, com a demolição não só do cahafariz, mas também da pequena construção metálica que ficava por de trás, construída no séc. XIX, para a mal fadada aventura do Metropolitano ( um trem elevado em viadutos metálicos que ligaria o Centro até a Rua Real Grandeza, e depois até a Tijuca ) e que passou a servir aos bondes de Santa Teresa desde que os mesmos passaram a usar os Arcos.

Certamente com o fim da pequena estação e os inícios dos trabalhos para construir o edifício déco da Ordem Terceira onde haveria um loop para o embarque de passageiros, demandaria também a ampliação ou modernização do ramal que descia dos Arcos, o que certamente essa imagem nos mostra.

O trecho aparenta ser o trecho por de trás do Rua Senador Dantas, mais ou menos onde hoje está a pequena Rua Lélio Gama, que dá acesso aos estacinamentos da Petrobrás e do Banco do Brasil.

Comments (6)

riobus disse em 05/03/08 09:00 …

fui ao CCBB ver a expo dos Ferrez. Vale a pena, é muito interessante.

derani disse em 05/03/08 09:51 …

Excelente registro!
Para mim inédita… minha curiosidade era saber como desciam até o Largo os bonde de Santa…

Então concluo que isso aí foi mexido incontáveis vezes!

luiz_o disse em 05/03/08 12:12 …

Realmente, como mudou esta região.

mvdem disse em 05/03/08 12:39 …

andre,

o que seria o predio a direita com o muro? seria legal ter uma serie sobre as mudancas nessa area tal como voce fez com o bairro da misericordia.

andredecourt disse em 05/03/08 14:23 …

Pode ser o prédio que foi usado pela Polícia Especial até o total arrazamento do morro

jban disse em 05/03/08 20:24 …

De acordo, André. Aquelas casas em frente devem ser os sobrados no final da Rua Chile, no inicio da Sen Dantas.