andredecourt's photo from 3/11/08

Um dos maiores benefícios dados à população com a chegada da Corte ao Rio de Janeiro foi a melhora do sistema de abastecimento de água, na época ainda constituído por chafarizes, aquedutos e poços.

A cidade possuía um déficit muito grande de pontos de abastecimentos, e várias localidades tinham como recurso a água de poços, as vezes com qualidade duvidosa, dentro de propriedades privadas.

O Príncipe D. João atento a essa dificuldade, que afetava também seus nobres, vindos com a corte para uma cidade esquecida por ela, pois muitos foram procurar residência em novos bairros que surgiam como a Cidade Nova, Catumbi, Catete, Mata Porcos, localidades essas que tinham sérios problemas de abastecimento e que muitas vezes eram abastecidas por escravos aguadeiros que andavam grandes distâncias.

Para isso foi nomeado o enérgico e autoritário Paulo Fernandes Vianna, como Intendente de Polícia, nessa época a polícia ultrapassava o contemporâneo significado do termo e abrangia a função da execução do Poder de Polícia por parte do Estado. Além de garantir a ordem pública cabia à polícia a urbanização de logradouros, o abastecimento de água, a fiscalização dos mercados, dos escravos, do comércio e dos alvarás. Paulo Fernandes Vianna, bem cumpriu sua função até ser destituído por Pedro Primeiro, que o odiava, provocando ainda a sua morte por derrame ou enfarte, quando o monarca e seus lacaios destruíram todo o início de ajardinamento do Campo de Santana, cuja a história foi contada por nós em Janeiro de 2004 ( http://www.rioquepassou.com.br/2004/01/21/1411/).

Voltando a água nosso intendente de polícia, construiu pelos menos 7 chafarizes, do Largo do Machado até o Catumbi, todos se valendo de mananciais diferentes do Rio da Carioca, uns usando pequenas nascentes e outros usando a adução do Rio Comprido, na época chamado de Iguaçu, para isso se utilizando do aqueduto do Catumbi, na época aduzindo apenas as águas do Rio Catumbi para abastecer o pequeno Chafariz do Lagarto ( http://www.rioquepassou.com.br/2007/01/24/ ), que foi prolongado chegando até as nascentes do Rio Comprido. O Aqueduto do Catumbi, teve um pequeno trecho redescoberto há pouquíssimo tempo pelo historiador Milton Teixeira.

Com a reforma do Aqueduto do Catumbi, um grande chafariz pode ser construído no Campo de Santana e outro na região do Catumbi, para reforçar o abastecimento da única bica do Chafariz do Lagarto.

Por muitos anos ele foi chamado de Chafariz do Catumbi, depois com muita razão passou a ser nomeado como seu idealizador, Paulo Ferreira Vianna. A foto de 1970, mostra o chafariz em muitíssimo melhor estado que hoje, sem pichações, com a pintura em razoável estado, e até mesmo com as suas 3 bicas visíveis, inclusive com marcas de água, que já não devia correr no local há algumas décadas.

Ele é um curioso chafariz assobradado, com belos detalhes em cantaria, sólidas portas de madeira e uma delicada grade metálica cercando a varanda no seu segundo piso.

O estado do chafariz, importante marco do período Joanino é muito ruim, e para variar foi relegado nas “comemorações” da chegada da família real boladas por nossas brilhantes autoridades.

Foto arquivo da família

Comments (7)

riobus 3/11/08 8:55 AM …

e aí, andré???

derani 3/11/08 11:01 AM …

Me lembro passando por aí de bonde e ler a inscrição :

“O Rey M.F.E.O.”

Ficava matutando o que seria isso, depois aprendi:

“O Rey Mandou Fazer Esta Obra.”

Grande Paulo Vianna!

Quem dera que hoje ainda tivesse gente séria que nem ele…

jaymelac 3/11/08 4:30 PM …

Grandes lembranças dessa cidade em seu Flog, André. Num dia desses estive “praticando arqueologia” num terreno da Cidade Nova, atrás do Hospital da PM, onde existe um terreno da OAB com ruínas de alguma construção com muralhas de 1,5m de largura, até pouco tempo utilizado pela COMLURB. Fiquei curioso. Penso que qualqer escavação por alí deve revelar mais detalhes da cidade que desapareceu…

angemon 3/11/08 5:28 PM …

onde fica? em frente ao Batalhão da PM?

jban 3/11/08 10:10 PM …

ötimo material

joelmarinho 3/12/08 11:33 AM …

pérolas

sorio 3/14/08 8:18 PM …

Bons registros Hidráulicos de nossa cidade.

André Costa