andredecourt's photo from 3/17/08 

Tivemos no fim de semana que o empresário Eike Batista, depois de meses de negociações arrematou para o seu portfólio do velho Hotel Glória, que se encontrava nas mãos da família Tapajós desde a sua inauguração e que já acenava com a venda do estabelecimento desde que um dos herdeiros e que tocava o negócio faleceu repentinamente há uns 6 anos atrás.

O hotel, embora hoje muito modificado por uma reforma feita no final dos anos 40, era arquitetonicamente muito parecido com o Copacabana Palace, pois além de dividirem a época de construção, ambos feitos para as Expo de 22, embora só o Glória tivesse ficado pronto para o evento, também compartilhavam o mesmo arquiteto Joseph Gire. Embora para se adiantar a entrega da obra que também não ficaria pronta alguns matérias nobres e importados foram trocados na execução por outros mais simples.

Eike Batista, pretende, ocupar em torno de 20% do prédio com os escritórios de sua empresa a EBX, e o resto com um hotel de primeira categoria a fim de rivalizar com o Copacabana Palace como o Glória rivalizava nas décadas passadas.

O mais importante para a cidade, além de Eike Batista estar focando seus investimentos e comodites como mineração, mercado financeiro e energia na cidade, setores de serviço que podem trazer os negócios do Rio para o cenário nacional, ele pretende restaurar a fachada do hotel ao modelo de 1922, por meio de fotos antigas.

Irá ser uma operação difícil, principalmente nos últimos andares, onde o telhado de ardósia foi substituído por mais um pavimento total e outro parcial nos anos 40, e um anexo à piscina que corre lateralmente ao muro de contenção ao longo da Rua do Russel até a Ladeira da Glória, que teria que ser removido ou pensada para ele uma solução bem criativa.

Eike ainda fala que usará escritórios de arquitetura do Rio e técnicos idem, esperamos que seja um passo importante para a revitalização da região da Glória, que está abandonada não obstante sua localização mais que estratégica.

Comments (6)

mmbouhid 3/17/08 10:48 AM …

Impressionante como o visual era mais bonito quando as árvores eram pequenas.
Hoje em dia, o “mato alto” esconde esta belíssima paisagem.

luiz_o 3/17/08 1:05 PM …

O Eike está cheio de planos: o Glória, a despoluição da Lagoa, etc.

Será que algum se completará?

derani 3/17/08 1:32 PM …

É bacana um empresário de preocupar com a cidade.
Tava faltando gente assim.

buraite 3/17/08 2:18 PM …

Eike é especialista em dar cano, vide a fábrica de jipes JPX e a linha de cosméticos Clarity (da Luma), tomara que este não seja mais um dos seus golpes.

jban 3/17/08 9:31 PM …

Veremos… mas não levo muita fé.

Belíssima foto.

triunfodapintura 3/17/08 11:15 PM …

Que lugar especial era o Russel.