Lido-Posto de Socorro e Restaurante Lido




É muito comum a idéia que o Restaurante do Lido, foi demolido para a construção da escola Roma, e que o sauvatage foi  demolido no governo Carlos Lacerda para a construção da Escola Roma.
Mas os prédios eram distintos, sendo o Restaurante Lido construído posteriormente ao prédio que abrigou a escola e substituído por outro, e demolido antes desta substituição, nossas três imagens de hoje porão fim a essa dúvida que é muito comum.
Na nossa primeira imagem, vemos uma tomada feita da casa dos Bernardelli, aliás como são todas, que mostra o recém inaugurado Posto de Assistência a Banhistas e Afogados na então Praça 26 de Janeiro. Demanda antiga dos moradores de Copacabana, e única das 3 estações de Socorro imaginadas por volta de 1908 a ser erguida, embora mais completa e maior do que as projetadas. O Posto de Assistência começou a ser construído na Adm. Paulo de Frontin, junto com as primeiras modificações da urbanização original da praça de 1910.
Concluído somente 3 anos após, na Adm. Carlos Sampaio o prédio possuía o estilo neo-colonial tão na moda na época e ficava junto a Av. Copacabana. Na foto vemos a primeira urbanização da praça, com cercas de estilo romântico, aléias gramadas e piso de macadame. Na extrema esquerda da imagem vemos um pedaço da primeira versão do restaurante Lido, também de 1919, na verdade um quiosque em forma octogonal, essa urbanização ainda contava com uma terrace elevada junto à Av. Atlântica, que não aparece na foto.
As duas imagens seguintes mostram a praça reurbanizada, recém inaugurada pelo Prefeito Prado Júnior em inícios de 1929, com o urbanismo que se consagrou clássico e que permaneceu assim até o final dos anos 50, quando a praça começou a sofrer sucessivas reurbanizações que tiraram muito de seu charme. A data das duas imagens pode ser assegurada fazendo um paralelo com uma foto postada pelo Luis D´ de 5/10/1928 que mostra o Palacete Veiga, na esquina com a Rua Ronald de Carvalho ainda em construção (http://fotolog.terra.com.br/luizd:691 ) , nas nossas imagens ele aparece estalando de novo, o que nos dá realmente o início de 1929.
Nenhum dos prédios em estilo puramente déco ainda tinha sido levantados em volta da praça, só os mais antigos em estilos que mesclavam algo de déco, com forte influência noveu e eclética,
No centro da praça é claro vermos o grande chalé normando, que abrigou o restaurante Lido por 30 anos, sendo um dos pontos chiq´s do bairro durante o dia, e ponto da boemia e das orquestras e seus bailes dançantes à noite. O prédio não foi demolido exatamente quando a concessão caducou, e não foi renovada pela prefeitura, que queria instalar ali um playground para crianças, se protestou,  mas o restaurante ainda bem freqüentado, em perfeito estado e administração exemplar  foi  despejado  e o imóvel ocupado por menos de 8 anos pela a escola Cristiano Harmann e com a conclusão do prédio da Escola Roma o prédio foi ao chão, para se construir o parquinho e um mar de pedras portuguesas. Pois junto com o restaurante foram demolidos os pergulatos, e tapados os laguinhos.
Na última foto vemos a convivência dos dois prédios, o Restaurante Lido que aparece parcialmente à esquerda, junto ao pergulato e o prédio do Posto de afogados, demolido nos anos 50 se sua área usada para a implantação da escola modular do Estado da Guanabara, de projeto de Francisco Bologna como aliás várias outras da cidade, tendo em Copacabana sua contemporânea a Dr. Cícero Penna.
Fotos de Malta

27 comentários em “Lido-Posto de Socorro e Restaurante Lido”

  1. Se eu tivesse, daria uma fortuna como a de Bill Gates, por uma máquina do tempo que me levasse ao Rio de Janeiro da primeira metade do século XX! André (e também os demais que fazem este trabalho de preservação e resgate da memória do Rio de Janeiro antigo), seu trabalho é magnífico, fascinante! Dá vontade de chorar quando, depois de ver estas fotos, saio às ruas e me deparo com o Rio dos dias de hoje, tão superpopuloso, tão violento, tão sujo, tão mal cuidado, tão escondido atrás de enormes prédios. Em tempo: se há, não é de meu conhecimento: existe uma rua, ao menos uma praça, que leve o nome de Augusto Malta ou Marc Ferrez, dois dos grandes responsáveis por termos tantas fotos do Rio, cobrindo um período tão grande de tempo? Lanço a idéia de se fazer uma campanha para isso. Abraço.

  2. Ah, esqueci: não bastassem as fotos, que por si só já seriam um presente e tanto, de quebra, ainda temos uma aula de história sobre as ruas e os bairros da cidade. Absolutamente fascinante!

  3. Me desculpe discordar um pouco de sua informação – O grande chalé normando, que abrigou o restaurante Lido por 30 anos como se refere acima e como aparece na foto central também na minha vivência pessoal esse prédio ainda continuou existindo até os anos 60 (ver: http://www.eayearbooks.com/rio_images15e.htm), quando só então ele e o prédio do posto vieram abaixo para dar lugar à nova escola denominada Roma, com arquitetura e local completamente diferente deste.
    Posso afirmar mais uma vez isso pois estudei nesse prédio convertido em alguma época na Escola Christiano Hamman, entrando por anos a fio pela sua lateral e indo para uma de muitas de suas salas circundantes com grandes portas envidraçadas, que no inverno nos congelavam, mesmo com japonas colocadas sobre o uniforme.
    As salas ficavam em volta do miolo do prédio que tinha um grande salão onde faziamos o tradicional lanche escolar, lembrando talvez a antiga área utilizada pela cozinha daquele restaurante. A propósito ainda lembro que detestava quando serviam peixe com pirão que éramos obrigados a comer.
    A única possibilidade de ter sido demolido é que a escola onde estudei tivesse sido construida em seu lugar com arquitetura muito parecida, pois minha memória ainda registra muito dessa imagem do perímetro, dos telhados baixos tipo varandão, no contorno do prédio, podíamos correr a toda a volta por dentro da escola que tinha as grades de ferro sobre os muros baixos. Bom esse é meu depoimento, que coisa, o tempo está passando e eu escrevendo sobre minha própria vivência dos fatos. A época de garoto já vai ficando para trás.

    1. André
      Conhecemos o neto do concessionário do Restaurante Lido que era o Sr.Frederico Burlamaqui. Basilio Schaefer o neto do concessionário e homem que batizou o restaurante e conseguentemente todo um trecho do bairro hoje é amigo de meu pai e já me mostrou toda a documentação do restaurante a qual ele quarda até hoje e o período da sua demolição, ele conta que a desativação do restaurante e sua demolição foram terríveis para a família que vivia em torno do negócio e pelo que parece a adm distrital acenou durante anos que ela seria renovada e mudou de idéia no último instante. Houve uma briga judicial que se arrastou por uns 2 anos, mas eles perderam. Existem recortes da época mostram empregados na rua e o cancelamento de shows.
      Em 1961 a Escola Roma começava a ser construída.
      A foto do Link por incrível que pareça é dos anos 40, se reparar bem no extremo direito da imagem ainda aparece um pedaço do muro da casa dos irmâos Bernardelli, Copa realmente era um bairro moderno ainda mais no Lido. Nessa época o restaurante funcionava a todo vapor. Nesse ano a concessão fará 50 anos de caçada, com certeza leremos algo nos jornais quando do aniversário

  4. Retornei agora à pouco aqui na navegação e procurei por mais informação ao acaso no Google sobre o assunto, curiosamente o Sr Basilio Schaefer acaba de deixar registrado sua narrativa no site Copacabana (http://www.copacabana.com/pra-lido.shtml)
    E um comentarista – Rodrigues de Sá relata ali que estudou na mesma escola que eu, descreve do mesmo modo que fiz o prédio com varandas iguais às do restaurante. A dúvida a ser tirada é :
    Quando e de que modo surgiu a Escola Chistiano Hamann ? Isso resolveria se foi construida nos mesmos moldes do restaurante. Essa pesquisa sei que é muito mais difícil, e só com informações antigas dentro da documentação da Secretaria de Ensino ou Obras, o que torna quase impossível de obter, já que temos nossas correrias e somos pesquisadores curiosos, mas quem sabe alguém possa responder ou confirmar algo futuramente.
    Tinha esquecido postei um angulo diferente da praça (http://www.fotolog.com/sorio/36553087)
    Para mim todos relatam dados aqui que são verdadeiros, mas a cronologia e o quebra-cabeça ainda não encaixa totalmente e não ficou completo.
    As fotos são todas espetaculares, à muito esperava por ver essa região da minha infância. Na época pegava o bonde que circulava na contramão na calçada oposta à praça na Av N S de Copacabana, enquanto esperavamos eu e meu irmão circundávamos o predio ao lado. O único vexame para quem estudou nessa época era o avental branco com nome bordado que tinhamos que usar, parecia um vestido comprido, acompanhado de um chapeu de palha também obrigatório, vou postar uma foto nossa em http://www.flickr.com/photos/11800665@N02/

    1. André o que pode ter ocorrido que na pressa do Gov. Carlos Lacerda tinha de fazer escolas ele pode ter usado o tanto o restaurante para abrigar alunos enquanto as novas escolas do bairro; Cícero Penna (já existente mas com novo prédio sendo construído), Roma, Alencastro Guimarâes e Infante Don Henrique (tb reforma de escola já existente) ele tenha abrigado criânças no restaurante ou no posto por um breve período de tempo, coisa menor que um ano

    2. A Escola Cristiano Hamann foi inaugurada em 24/04/1957, exatamente no lugar do restaurante Lido, que foi despejado um mês antes. O Prefeito Negrão de Lima inaugurou a escola, que durou até 1964. No ano seguinte, também foi inaugurado 18/09/1965,
      as pressas a Escola Roma, no lugar do posto de afogados. Foi dado o nome de Roma , por conta do prefeito de Roma , que estava no Rio de Janeiro na época. Na verdade a Escola Roma não estava pronta e só funcionou em 1966.

  5. Gostei da pa gina; sobretudo porque vs nao ficaram na mostra de fotos. Faltou, porem, o credito do acervo. Nao facam como a midia impressa, por favor!? fernandocampos

  6. Meu comentário é que o Prefeito do Rio na época que o contrato do restaurante foi cancelado era o Sr. Mendes de Moraes e não o Carlos Lacerda, pois isto ocorreu em 1960.
    O prédio que se vê na Praça nas fotos 1 e 3, que dá frente para a Av. Copacabana é o Posto de Socorro de Afogados, o Restaurante LIDO ficava no meio da Praça, como na foto 2.
    A propósito, as fotso devem ser de 1929 ou 1930, quando eu ainda não era nascdo, porque ainda não se vê o Ediifício Ribeiro Moreira, que dá squina da Ronald de Carvalho com a av. Atlântica, onde morei a partir de 1936.
    André, o assunto está ficando interessante.

  7. Sou uma apreciadora de arte em geral. Curto fotos antigas e por coincidência moro na Rua Belfort Roxo. Sempre ouvi falar do nome da praça ter sido originado do restaurante Lido, mas não tinha a ideia exata da localização. Acho os prédios Art Nouveau e Art Déco simplesmente incríveis. ainda hoje, os vitrais são belíssimos, embora os prédios estejam mal conservados. As portas todas trabalhadas em ferro, altas e com seus metais dourados, são belíssimas. Fico imaginando quando eles foram construídos deveria ser uma beleza. Ainda hoje postei no Facebook uma foto do Teatro Municipal, que acho lindíssimo. Lugar que frequento sempre, pois sou apreciadora de música clássica, balé e ópera. Outro prédio que acho emblemático é o do Copacabana Palace, com seu estilo eclético. Também aprecio o estilo do Edifício Biarritz, na praia do Flamengo.

  8. André,
    Descobri há pouco seu site e estou viajando pela minha infância pois fui moradora do Edifício Império (não seria Palácio Império?) na Av Copacabana,195 de 1957 a 1968. Não tenho fotos do mesmo mas ele está vívido em minha memória. Queria confirmar se é ele que aparece mais ao fundo na segunda foto. Também gostaria de deixar meu testemunho pois estudei na Escola Christianno Hamann, que ficava na Praça do Lido, no período de 1961 a 1963 e, na minha lembrança, ela tinha mais de um andar e deve ter funcionado (pelo menos aonde eu estudei) no Posto de Assistência. Em 1964 fomos transferidos para a Escola São Tomás de Aquino, no Leme, e estudamos lá em 1964 e 1965. Em 1966 retornamos para a Praça do Lido, na récem inaugurada Escola Roma. Forte do Leme.
    Parabéns pelo site. Maravilhoso mesmo.
    Será que seria possível obter cópia autorizada de fotos onde o prédio que morei aparece, pois sempre falo dele para os meus filhos mas tenho nenhuma imagem para mostrar.

    1. Oi elizabeth
      Minha vo ,maria luiza galvão carneiro morou la vom minha mãe e minha tia!!
      Era no terreo a esquerda!! Lembro bem!!!!
      Roberta

  9. Sem discordar de ninguém, sinto-me obrigado a alguns comentários, porque, como testemunha ocular dessa história escolar do bairro, uma vez que nascido em Copacabana há 58 anos, estudei em três das escolas citadas. Vamos lá.
    Onde existe o Cícero Pena, que é de 1º grau, havia um jardim de infância, onde comecei minha vida escolar. No fim da Rua Belfort Roxo, havia o Colégio Marechal Trompowsky, que era primário. Não se falava, ainda, em 1º e 2º graus; eram primário e ginásio.
    Em 1966, quando eu estava na 6ª série, chamada na época de “admissão” (porque era o ano em que se estudava para admissão ao ginásio), o Marechal Trompowsky se transformou em ginásio (Colégio Infante Dom Henrique, onde nunca estudei). Os alunos do primário, inclusive eu, fomos para a Escola Roma, recém-inaugurada na Praça do Lido (teoricamente, Praça Bernardelli). Eu fui para lá fazer o último ano desse primário. Acabei por concluí-lo no Curso Goiás, na hoje badalada Dias Ferreira (Leblon), que era um curso especializado em admissão ao ginásio, sob a batuta de um major do Exército, cujo nome me foge à memória. Era especialmente dedicado ao exame de admissão para o então excelente Colégio de Aplicação da UFRJ, onde ingressei em 1967.
    Muita saudade dessa época. Eu, com onze aninhos, pegava um ônibus em Copacabana, sozinho, ia parar lá no CAp da UFRJ, na Rua J. J. Seabra, no Jardim Botânico, sem risco algum.
    Os “riscos” éramos nós, os alunos, que tocávamos uma zona incrível na volta da escola. Mas tudo no maior respeito. Era só alegria em excesso, numa vida sem PC’s, tablets, iPhones, notes e smartphones, mas com muita vida e esperança na cabeça e em nossos corações.
    Que saudade!

  10. Há um engano com relação a construção da escola Roma.
    A demolução foi a da escola Christiano Hanna.

  11. Olá André Decourt,
    Compartilho da mesma opinião do André. Também estudei na Escola Cristiano Hamann, que era um prédio térreo, com varanda a toda a volta, no período de 1961 a 1963.
    Abraços.

  12. Tantas historias interessantes por aqui, algumas postadas a bastante tempo. Fui aluno da Escola Roma nos anos 70 e hoje faço parte de uma comissão de ex alunos que estamos organizando a festa de 50 anos da escola, que será em setembro deste ano. Minha missão é fazer um documentário sobre a historia da escola e claro sobre o inicio de tudo, a praça do Lido. Gostaria de ajuda de vocês com fotos e historias e algumas delas irei gravar os depoimentos em video, para passarmos para os ex e atuais alunos durante a comemoração dos 50 anos da escola. Aguardo por alguma ajuda de vocês. Meu email é [email protected]. Abraços

  13. Sinto discordar, o prédio em fins de construção se chama Edifício Rosado, ao lado pode-se ver uma parte do edifício onde morei de 1955 até 1984, que fica na esquina, com entrada pela Belfort Roxo n° 129. Todos meus filhos frequentaram a escola Christiano Hamman, que começou ainda com o pavilhão do antigo restaurante, tendo atrás o posto de saúde e ainda, no lado que dava para a Ronald de Carvalho, uma biblioteca infantil excelente. Tenho fotos dos meus filhos, de fim de ano, uniformizados e reunidos na varanda do antigo restaurante.
    Durante as férias de 1964/5, minhas filhas gêmeas foram chamadas as pressas para prestarem uma prova porque houve uma reforma, com a extinção da sesta série, e elas passaram direto para o ginásio Infante D. Henrique. Nesse ano houve a reforma do prédio do Lido que passou a se chamar Escola Roma. Os alunos foram distribuídos por outros colégios, minha filha menor, que estava no Jardim, foi para uma escola no Leme, durante a obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 54 = 56