Nosso amiguinho, com certeza uma criança ipanemense como outras images irão demonstrar aproveitava uma agradável manhã na Av. Epitácio Pessoa, ainda longe da via de trávego intenso, das largas pistas que a tornaram a distribuidora do fluxo da Zona Sul.

Nesse tempo o anel viário da Lagoa estava longe de se consolidar e grande parte das vias ainda eram as traçadas nos anos 20, na grande obra de saneamento da Lagoa feita por Carlos Sampaio em 1921/22. Isso representava pistas estreitas, grandes áreas longe dos aterros dos dias de hoje e um volume pífio de automóveis, além de um número de prédios que se contava nas mãos em toda a orla.

O trecho da Epitácio Pessoa junto a Ipanema só teve sua urbanização concluída na segunda metade dos anos 30, embora já possuísse pavimentação e galerias de esgoto e águas pluviais desde os anos 20, mas os detalhes finais como arborização, iluminação pública, jardins, calçadas, etc. só foram realizadas quando a ocupação já se mostrava considerável.

Nosso pequeno personagem, está no muro de contenção do aterrado das dunas, possivelmente na sua frente existia uma das inúmeras pequenas praias de areia muito branca que existiam por toda a Lagoa, tendo as últimas desaparecido  nos anos 80.

Como podemos ver a Epitácio Pessoa nesse pedaço possuia apenas uma pista, a que é hoje é a pista interna, com sentido Jardim de Alah-Catangalo, operando em mão dupla. O canteiro central de hoje, era a calçada marginal da Lagoa arborizada com casuarinas e apartir daí areia em diversas extenções, sendo a praia mais famosa a que ficava junto ao Bar lagoa.

Reparem nas casas atrás, de boa qualidade construtiva, e na qualidade do urbanismo do local com calçadas largas e ajardinadas, um luxo se levarmos em conta a densidade demográfica do local.  Embora a Lagoa parecesse um paraíso, anos de abandono de vários de seus trechos fomentaram uma favelização acentuada em vários pontos, que foram com coragem removidas nos governos de Lacerda e Negrão, pois se as mesmas continiuassem talvez a Zona Sul hoje estaria inviabilizada.