Praia de Botafogo anos 50

Nesse ângulo interessante vemos um dos primeiros prédios da Praia de Botafogo visto da novíssima park way do Túnel do Pasmado.
O prédio no puro estilo déco, com bons apartamentos e soluções típicas do período reinou nesse pedaço da praia por várias décadas e hoje está praticamente sufocado, cercado por grandes prédios de escritórios e alguns “balanças” nesse trecho da praia, além do alinhamento do PA, que muda no local, também contribuir com a dificuldade dele ser percebido no conjunto edificado da praia.
Em primeiro plano temos alguns exemplares das espécies plantadas no jardim, todas naturais do Brasil, que compunham o jardim com variações cromáticas entre as plantas.
Imagem enviada pelo amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva

14 comentários em “Praia de Botafogo anos 50”

  1. O fotógrafo foi muito feliz, pois conseguiu esconder as construções vizinhas (Umas belas, outras nem tanto), e deixar o jardim em que se destaca o edifício. Me parece ser perto da rua São Clemente.

  2. Esse edifício fica se não me engano no número 428 entre a São Clemente e Voluntários. Como todos ali tem um terreno muito profundo e é bem comprido, com vários blocos geminados. As grandes varandas foram um prato cheio para os cercadores de esquadrias, mas acho que algumas ainda resistem.

  3. Se for o prédio que estou pensando, fica bem próximo à esquina da São Clemente. Fui lá uma vez há dez anos. Mesmo sendo um apartamento de fundos era bem grande.

  4. Uma bruta diferença para hoje em dia.
    O prédio reina sózinho e haviam jardins… e relativamente bem cuidados.
    Uma cidade abandonada quando se compara com fotos do passado é muito triste…

  5. Esse prédio é o sonho da minha irmã. Ela é doida pra comprar um apartamento lá.
    Perto da rua da Passagem ainda tem um ou dois prédios “de classe” na Praia de Botafogo, não sei se ali a praia ainda se chama Praia, depois que bagunçaram a paisagem toda com aquele viaduto horroroso.
    Agora, é uma completa coisa de maluco, o lugar que tem uma das vistas mais bonitas DO MUNDO (sim, cartão postal reconhecível em qualquer ponto do planeta) ser povoado por favelões. Copacabana foi emparedada, mas pelo menos os prédios têm apartamentos bons e não a coleção de conjugados ou sala-e-quarto com 50 por andar que fizeram na Praia de Botafogo. Uma amiga minha morou num desses na Praia do Flamengo. O edifício estava extremamente bem conservado, bem pintado, mas o apê era minúsculo mesmo prum conjugado. Só cabia a cama e o armário, nem sofá tinha.

  6. Moro neste prédio há 6 anos. É realmente um prédio com uma arquitetura muito bonita que se diferencia completamente da dos prédios em volta. Fica entre a Alfredo Gomes (Praia Shopping) e a São Clemente. Os apartamentos são todos grandes e com excelente planta, sendo 2 por andar e 3 blocos de 12 andares. O meu tem 4 quartos com 200 m2. Tem alguns problemas característicos da época da construção. As vagas de garagem são apertadas e tem poucos elevadores. Alguns problemas de conservação naturais de prédio antigo que estão sendo resolvido aos poucos. A região tem melhorado muito e é muito bom morar aqui. É tudo muito fácil. Metrô, shopping, cinemas, bares, restaurantes, enseada e aterro pra caminhada, etc. E toda a zona sul e centro muito perto.
    É uma pena porém, como já falaram acima que os governantes não perceberam o potencial turístico da enseada de Botafogo com o pão de açúcar e o corcovado e não invistam mais na região que está mal conservada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 3 =