Nessa foto do meio dos anos 60 vemos a chegada ao Mirante D. Marta, talvez um dos mais belos mirantes da cidade.

Seu acesso foi em muito facilitado para o grande público nos anos 50, com a construção da “Variante Paineiras”, na realidade o caminho onde hoje chegamos, partindo da rua Alm. Alexandrino,  ao Hotel das Paineiras, que vinha substituir a primitiva via aberta na época de Passos. E que será em breve objeto de um post.

Com a construção da variante, o DER-DF na gestão de Negrão de Lima como prefeito começou a abrir um novo ramal, com as mesmas técnicas construtivas até o topo do Morro D. Marta de onde se descortinava uma maravilhosa vista da Z. Sul.

No governo Lacerda o  mirante ganhou suas primeiras obras de urbanização, já que o acesso estava feito, obras que foram complementadas no governo Negrão, agora governador da GB.

É dessa época que temos nossa foto, vemos o piso em placas de concreto armado e a cerca em gradil metálico tão típicas das obras de engenharia dessa época em nossa cidade. O mirante ficou com essa arquitetura básica durante décadas, foi ficando abandonado e perigoso nos anos 80. No início da década de 90 houve novas obras no local, mas o perigo de se frequentar o local, pelo menos de dia só diminuiu em muito com a instalação de um heliporto turístico no local.

Agradecemos ao amigo Carlos Ponde de Leon de Paiva o envio desta imagem