Passe da Feira da Providência de 1966

Nossa imagem de hoje remete a um dos objetos do acervo da família, um passe de lapela da Feira da providência de 1966.
Estávamos na quinta edição da feira, criada em 1961 para financiar o Banco da Providência, da diocese da Guanabara à época, nesse ano a feira possivelmente ainda estava no seu local inicial, as margens da lagoa Rodrigo de Freitas, onde áreas não urbanizadas, oriundas de aterros de regularização das margens ofereciam espaços para esses eventos. Tendo alguns ficado permanentes como o drive-in, que virou academia de bacanas privatizando até hoje o espaço público.
O cartunista Ziraldo já desenhava o mascote do evento e o patrocinador dessas credenciais era a saudosa Barbosa Freitas, uma das lojas mais elegantes e sofisticadas de Copacabana, desaparecida no início dos anos 80.
A feira que começou como uma simpática quermesse a beira da Lagoa foi se agigantando ao passar dos anos, ocupando lugares cada vez maiores até se acomodar nos pavilhões do Rio Centro. Uma das razões desse gigantismo não foi o espírito caridoso do Carioca mas sim a famigerada reserva de mercado que dava a feira o status de ser um dos poucos lugares com grande oferta de produtos importados a preços “mais baixos” ou até mesmo o único lugar que tais produtos eram encontrados.
Por isso multidões corriam para o longínquo Rio Centro a fim de garantir um bebidinha ou uma comidinha vindo de fora numa das barracas dos países participantes, transformando a feira num lotadíssimo programa de índio.
Com a abertura das importações a feira começou a perder seu principal apelo e nos últimos anos sua repercussão na mídia diminuiu muito.
JBAN comentou,
Abaixo o puxadinho de rico ! Abaixo a Estação do Corpo ! A Lagoa é do povo !
[Responder]
21 de janeiro de 2009 às 23:43
JBAN comentou,
Alguém se lembra da música da Feira da Providência ?
“Na alegria da Feira estarei, dando alegria a alguém….”
[Responder]
21 de janeiro de 2009 às 23:44
Derani comentou,
Cheguei a pegar a Feira na Lagoa…
Já que está diminuindo podiam demolir a Estação do Corpo e por lá de novo.
Qualquer coisa no Rio Centro para mim é programa de índio.
[Responder]
22 de janeiro de 2009 às 11:42
Adriano Trindade Gomes comentou,
Tenho (pelo menos) dois plásticos de parabrisas com o tema da Feira da Providência, ambos com ilustração do Ziraldo. Estou tentando descobrir de que ano eles são.
Um deles deve ser de 1969. O mascote está vestido de astronauta.
No outro, se não me engano, há a frase “este ano será na Lagoa”.
Teria a Feira mudado de lá por algum ano na década de 60?
[Responder]
22 de janeiro de 2009 às 12:04
Roberto Tumminelli comentou,
Sempre achei essa Feira da Povidência um programa de indio sem tamanho.
Aliás, pouco se fala de atualmente.
[Responder]
22 de janeiro de 2009 às 13:26
Luiz D´ comentou,
Andre,
esta feira de 1966 foi na Lagoa mas no trecho entre o Piraquê e a Hípica. A “Belém-Brasília”, trecho da Borges de Medeiros entre o Estádio de Remo e o Piraquê, só abrigaria a feira nos anos seguintes.
Neste ano de 1966 gerenciei com amigos do Santo Inácio uma das barracas mais concorridas, a que sorteava LPs.
Anteriormente a feira tinha estado no Iate Club, no Parque Lage e até mesmo, quando era mínima, dentro do Piraquê.
Quem permanece à frente da Feira, há mais de 45 anos, é D. Marina Araújo.
O diretor financeiro neste ano de 1966 foi um grande amigo de meus pais, que havia sido Superintendente Geral do Imposto de Renda (algo como Secretário da Receita, hoje em dia).
E D. Helder capitaneava tudo.
Grande resgate.
[Responder]
Decourt respondeu em janeiro 22nd, 2009 às 14:01:
Luiz, aguarde os ganchos de amanhã e segunda..
[Responder]
22 de janeiro de 2009 às 13:57
Luiz D´ comentou,
Tenho aqui, em algum lugar, o documento de D. Helder me apresentando como responsável pela barraca de discos e me autorizando a pedir doações de LPs nas gravadoras. O Pittigliani, da Philips, se não me engano, ajudou muito. E também uma loja de discos que havia no Centro Comercial de Copacabana.
[Responder]
Decourt respondeu em janeiro 22nd, 2009 às 14:06:
A Disco do Dia ??
[Responder]
Luiz D´ respondeu em janeiro 22nd, 2009 às 15:38:
Exatamente.
[Responder]
JBAN respondeu em janeiro 22nd, 2009 às 16:58:
Depois dizem que é o Duduco que conhece todo mundo….
[Responder]
22 de janeiro de 2009 às 14:00
Bernardo Portella comentou,
André,
Genial seu blog. Um trabalho magnífico e um serviço que você presta aos verdadeiros cariocas. Pessoas
que realmente amam esta cidade e tem dentro de si o verdadeiro espírito carioca !!!
Meus parabéns.
Abraços.
[Responder]
Andre Decourt respondeu em janeiro 22nd, 2009 às 21:06:
Obrigado Bernardo !
[Responder]
22 de janeiro de 2009 às 19:26
Augusto comentou,
A Feira da Providência, nos últimos anos, acabou virando uma feirinha de quermese. Como o André escreveu, o atrativo era a possibilidade de conseguir produtos importados mais baratos, tanto que os estandes mais concorridos eram os dos EUA (eletrônicos), França (perfumes)e Portugal (vinhos, bacalhau, etc). Hoje, vemos estandes com poucas opções de produtos, tanto que nos últimos três anos, só fui uma vez, ano passado.
[Responder]
Augusto respondeu em janeiro 24th, 2009 às 20:43:
Corrigindo, em 2007. Esse negócio de virada de ano confunde a gente…
[Responder]
24 de janeiro de 2009 às 20:42