Maracanã, final dos anos 50

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Um ônibus da Linha 254 se esforça para passar num verdadeiro campo minado no final da Av. Maracanã, região hoje praticvamente engolfada pela Av. Radial Oeste.
No final dos anos 50 a cidade vivia um período muito parecido com o de hoje, abandono, indecisão política, falta de políticas públicas, invasão do espaço urbano, favelização galopante, especulação imobiliária……
Esse processo só seria muito diminuído com a criação do Estado da Guanabara e sua moderna administração, com plano de governo e políticas públicas bem definidas, um período de bonanaza, curto, que durou menos de 15  anos, mas que fez a cidade moderna na qual vivemos até hoje. Como era a cidade de Passos e Prado Júnior na qual os moradores de 1958/59 viviam, com seu modelo já exaurido.
Infelizmente há poucas esperanças, a curto espaço de tempo, para que possamos ter outro ciclo virtuoso na cidade, visto que, os atuais administradores são fiéis discípulos da politicagem, populismo, suberveniência e mediocridade política….. coitados de nós…

10 comentários em “Maracanã, final dos anos 50”

  1. Não estou me situando no lugar… se não fosse o letreiro do ônibus indicando a Praça 15 estaria na dúvida pra qual direção o ônibus está indo.
    O lado ímpar da Av. Maracanã está praticamente íntegro neste trecho, e quase chegando na estação do metrô de S.Cristóvão existe uma ponte antiga bem preservada, com postes inclusive (mas sem globos).
    Não conheço a história da construção da Av. Radial Oeste, acho que isso não foi mostrado ainda em nenhum dos fotologs.

  2. Pelo trecho que normalmente enche, se for, estaríamos próximos ao Estádio Mario Filho.
    Quando será que o Lacerda ou Pereira Passos vão reencarnar?
    Esperamos ansiosos.

  3. Triste Rio, sempre dependente de “administradores” de péssima categoria.
    Nada mais verdadeiro do que “são fiéis discípulos da politicagem, populismo, suberveniência e mediocridade política”.

  4. Essa foto é, no mínimo de 1964, pois antes disso, o sistema de numeração das linhas de ônibus era outro, em ordem crescente. Só a partir de 1964 é que os números das linhas de ônibus passaram para o modelo de numeração atual, por área de itinerário.
    O ônibus é um belo Cermava, fabricado no final dos anos 50/ início dos anos 60. A empresa é a Cabuçu, que passou a linha 254 para a Acari em 1969, empresa esta que ainda faz o itinerário sem muitas mudanças até os dias de hoje, só o ponto final na zona norte passou de Quintino para Madureira noa anos 80.
    Meu palpite é que a foto seja de 1966, o ano da grande chuva que assolou a Guanabara.

  5. Grande engano, André Decourt. Corrija esta foto. Pelo ônibus que aparece, a foto é de 1965, pois o ônibus em questão é da empresa Cabuçu, extinta no início dos anos 70 quando a Prefeitura do Rio de Janeiro obrigou os ônibus a terem uma frota mínima de 60 carros, o que fez muitas empresas pequenas a serem absorvidas por outras maiores. A Cabuçu (não confundir com a Cabussu que existiu em São Gonçalo-RJ) foi absorvida pela Viação Acari, que explora esta linha da foto, 254 Madureira / Praça XV, até hoje.
    Quanto ao ônibus da foto, é um modelo Cermava de 1964. Portanto, a foto, seguramente, não é do final dos anos 50, mas de 1965.

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