av-venceslau-bras-marco-de-1972

Nossa foto de hoje, mostra em alta definição, o movimento de carros no rush rumo ao Centro na manha do dia  13 de Março de 1972,  uma Segunda Feira.

O fotógrafo estava em cima de algum lugar elevado, bem no meio da pista, de fronte a entrada do Pinel, podemos ver até a faixa de cruzamento de via na parte inferior da foto.

O lugar embora a uma primeira olhada tenha mudado pouco nesses 37 anos, reserva quando observamos com atenção, detalhes nos quais podemos ver as mudanças, algumas significativas, nessa importante via de ligação da Z. Sul com o Centro.

O transito pesado é dominado por fuscas, Zés do Caixão e Corcéis, muitos de praça, também vemos muitos DKW Belcar na praça, perdidos no meio do transito ainda vemos um Dart, dois Aeros e  uma Mercedes da série W114.

v-bras-1

Na paissagem, a diferença notável é a presença do Estádio de General Severiano ainda de pé, vemos inclusive uma de suas entradas, por cima da marquise temos um letreiro em alto-relevo, onde podemos deduzir que está escrito ” Futebol Brasileiro” estando a parte superior ilegível por parte do mal estado da fachada, que tem elementos déco.

 

v-bras-2

Observamos também, o intenso processo, à época, de troca da iluminação pública da cidade, das incandescentes mantidas pela Light para as de vapor de mercúrio operadas pela CEE, companhia de iluminação do Estado da Guanabara, hoje Rio-Luz. O curioso é constatar que em menos de 5 anos todo esse parque de iluminação pública seria trocado novamente por postes de concreto com luminárias de pétulas Philips e postes curvos de 12 metros com luminárias duplas.

v-bras-3

Uma pequena amostra da frota e um dos ônibus da Varig, que transportava funcionários, vemos também uma Kombi oficial. Vidros abertos, quebra ventos virados e braços para fora, indicam que a temperatura não estava amena.

v-bras4

Um curioso caminhâo plataforma do DETRAN-GB se mistura ao tráfego