rua-francisco-muratore-e-lapa

Nessa imagem, final dos anos 30, início dos  40 temos uma panorâmica de partes do Bairro de Fátima, Centro e Lapa, tirada de uma das curvas da Rua Joaquim Murtinho em Santa Teresa.

Logo abaixo vemos as Ruas Francisco Muratori e a Silvio Romero, identificada somente pela linha das copas dos oitis que a arborizam. Podemos também vislumbrar o tecido da Rua do Riachuelo bem como, a Av. Gomes Freire e Rua do Lavradio indicadas por seus prédios de esquina.

No extremo direito da imagem temos os Arcos se destacando por de cima do casario, bem como uma das curvas da via onde o fotógrafo estava ao tirar a foto, mais ao fundo os prédios da Cinelândia se erguem, junto com outros, na Esplanada do Castelo.

Bem a frente vemos o abandonado Morro de Santo Antônio, com seu topo aplainado para a realização do plano de urbanização da Adm. Carlos Sampaio que imaginava no local um grande hotel no topo de um chique bairro residencial na via que galgava a encosta. Como sabemos esse plano nunca foi realizado, embora vertígios dele acompanharam o morro até seu desaparecimento.

Ao fundo o Ed. A Noite e possivelmente o Ed. Unidos.