Teremos um post duplo com o Saudades do Rio “o clone”, onde é mostrado os Trolleys da Guanabara e um pequeno resumo do que era esperado do sistema que Trolleys que estava sendo implantado http://fotolog.terra.com.br/sdorio:1502

Na nossa foto de hoje vemos o primeiro Trolley feito no Brasil, pela Grassi, sendo apresentado ao presidente JK e ao prefeito do DF, pela companhia.

Para demonstrar a eficiência do produto o ônibus veio rodando de São Paulo até a então capital da república. Para essa empreitada ser possível, o ônibus trazia a reboque um grande grupo gerador que energizava seus suspensórios, dando então potência ao veículo. E assim também ele rodou pelo rio em inúmeras demonstrações.

A Grassi planejava vender à cidade do Rio vários veículos para a eminente substituição dos bondes, no qual o contrato de concessão com a Light estava nos extertores.

Mas por alguma daquelas famosas decisões políticas, sem grandes embasamentos técnicos,  a cidade do Rio de Janeiro acabou comprando Trolleys italianos, escolha essa que possívelmente provocou o rápido sucateamento do sistema, principalmente após os fortíssimos temporais de 1966 onde muitos ônibus foram danificados pela forte enchente.

Agradecemos ao amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva o envio desta imagem.