Clube Costa Brava, início dos anos 70

Temos hoje um post duplo com o Saudades do Rio, que publicou uma foto do Clube Costa Brava nos anos 70 ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:1931 )
Nossa foto de hoje, tirada em ângulo inverso, por volta de 1973, é um oferecimento do amigo João Carlos, que enviou várias imagens de São Conrado e arredores e que vem sendo publicadas desde 2004, todas disponíveis nos arquivos do site.
Imaginado no início dos anos 60 pelos irmão arquitetos Ricardo e Renato Menescal, conjuntamente com mais 100 amigos financiadores, o clube foi um grande desafio de engenharia, de se construir um clube na íngrime Ponta do Marisco na então desabitada Joatinga.
A obra de grande complexidade, erguida em local de difícil acesso e ambiente hostil é um dos marcos da revolucionária arquitetura brasileira dos anos 50, 60 e 70.
Construído ainda com acesso pelo “chão” por onde se acessava por precário acesso a principal atração do clube à época, a piscina de água salgada,  e só no ano seguinte, 1965 o complexo ganhava o acesso definitivo e seguro, a grande ponte debruçada sobre o ístimo da ponta, num cenário de ficção científica, principalmente para os anos 60.
O clube diferia em muito de seus concorrentes na cidade, era um clube vertical, que subia acompanhando o rochedo, mas que abrigava, de forma condensada, todas as atrações de um bom clube, a já citada piscina salgada, a piscina de água doce na cobertura, quadras esportivas, salões de festas e uma das grande atrações as termas, das quais vemos as obras.
O Costa Brava, por seu visual e um público exclusivo foi por décadas um dos clubes preferidos da cidade, abrigando desde festas de 15 anos até concorridos casamentos, passando pelas festas de Reveilon, sempre muito badaladas.
O programa de obras e ampliações chegou até o meio dos anos 80, período onde o clube teve seu maior prestígio. Mas apartir da segunda metade dos anos 90, o clube enfrentou um período de dificuldades, com o esvaziamento do quadro social e o desgaste natural de suas instalações, saindo dos holofotes da cidade, mas sendo, ainda hoje um dos mais fantásticos clubes da cidade.

18 comentários em “Clube Costa Brava, início dos anos 70”

  1. Por volta de 1990 o Costa Brava era um dos “clubes de rico” da cidade, junto com o Caiçaras (Country é outro papo). Não sabia dessa decadência.
    O ângulo também é bastante inusitado, tirado da outra extremidade do morro da Joatinga, um lugar muito pouco frequentado pelos mortais comuns.

  2. Nunca rive a oportunidade de entrar aí mas, sem dúvida, é uma das atrações do Rio mesmo para quem olha de fora.
    Um desses “Menescal” aí seria o pai do Roberto Menescal?
    Sei que o pai dele construiu a Galeria Menescal em Copa.

      1. Rafa,
        O pai do Roberto Menescal (o da bossa-nova) era arquiteto e construiu o prédio onde está a Galeria Menescal, daí o nome. Minha pergunta é se é o mesmo que projetou o Costa Brava, já que é Menescal também.

    1. Roberto é um dos “Quatro Filhos de Francisco “. Meu pai Francisco queria tanto um engenheiro, porém 3 foram ser arquitetos ( Bruno, Ricardo e eu, Renato ), e Roberto soube escolher, foi ser músico!

    1. Então tá entendido. O Menescal pai construiu a Galeria de mesmo nome em Copacabana, teve três filhos, Roberto, Ricardo e Renato, dos quais os dois últimos seguiram a carreira do pai e construíram o Costa Brava. O terceiro irmão foi o da Bossa Nova.

  3. Deve ter sido nessa época (talvez um ano antes ou um ano depois) a única vez em que fui a esse clube, num passeio da minha turma de jardim da infância.

  4. O Roberto, segundo o próprio me disse, foi quem deu a ideia do clube aos irmãos. Ele teria conhecido o local fazendo pesca submarina no arredores.
    Uma interessante e pouco conhecida história dos arquitetos Renato e Roberto é sobre a sede social do clube Flamengo, na lagoa. O escritório deles teria sido contratado para fazer o projeto arquitetônico, mas o clube nao os contratou para a execução da obra. Resultado: o prédio foi construído ao contrário, a parte que seria virada pra “dentro” do clube ficou virada pra lagoa. E, durante o início das obras, os dois passavam em frente e notaram o engano, obviamente, mas teriam ficado calados. Ah se isso acontece nas obras de um prédio do meu Vasco da Gama, seria burrice de português para baixo…

  5. Falando em clubes, alguém aí teria uma foto do Clube Campestre, no Alto Leblon? Fui(quero dizer, meu pai foi) sócio, e freqüentei demais em meados dos anos 70. Fotografia era o hobby do velho naquela época, mas por incrível que pareça, nunca tirou uma foto no Campestre. Para mim e minha irmã, crianças na época, uma das “atrações” do Clube era a presença constante de artistas da Globo. Lembro-me perfeitamente de Daniel Filho, Dorinha Duval, Betty Faria, e Jardel Filho, entre outros. Em tempo: ainda tenho, em perfeito estado (inclusive com a nota fiscal da extinta Casa Masson, datada de 04/12/1972), a Minolta 7-S com a qual meu pai nunca tirou uma foto no clube, he, he. Pesa “uma tonelada”, e é enorme, nada prática de se carregar, quando comparada às câmaras digitais de hoje, he, he!

    1. Frequentei o Clube Campestre, nos anos 70, nos bailes, aos sábados à noite. Este clube mudou-se para outra rua, no alto leblon e o predio está sendo utilizado, por uma academia. Entre no google maps e coloque a rua igarapava rio de janeiro. Utilize o recurso deste mapa (street view) para se posicionar na rua. Suba e quando encontrar uma bifurcação em forma de T, observer à esquerda uma academia fitness. Este é o antigo Clube Campestre.
      Boa sorte!!!

  6. Uma correção,aliás duas :Eram 4 irmãos ,filhos de FranciscoeGondim Menescal e Dulce Batalha Menesca: José Bruno,Ricardo, Roberto(o compositor)e Renato. E foi o tio deles que construiu aGALERIA MENESCAL.

  7. Eu só queria saber se minha memoria está falhando, se aconteceu mesmo o filme 007 no bondinho e terminou caindo no clube costa brava. Gente! É tão fácil……. Caiu mesmo no clube costa braba rsrs? eu sei que foi mentirinha. rrs. Isso foi verdade como filme??? Foi muito cenografico.?? Eu queria saber essa coisa que na epoca fiquei emocionada.!
    Caiu mesmo, eu vi a piscina que tem a pedra. Me digas foi verdade né?

  8. Hoje foi noticiada uma ‘bondade’ do alcaide que versa sobre o prédio do clube Costa Brava (na bonita foto acima).
    O tombamento do BRILHANTE projeto dos irmãos Menescal é, na prática, a cooptação de parcela dos eleitores cariocas para o exercício do poder com especuladores imobiliários do Rio.
    Os especuladores imobiliários atualmente no poder (sob bençãos das eleições) encaminham o Rio para descaracterização (com uma ajuda da Copa). Vida que segue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

61 + = 65