Ferreira Júnior – Laboratório da ABI

Há pouco tempo Sidney Paredes Rodrigues entrou em contato com o site perguntando se tinhamos interesse nas fotografias de seu padrinho, o fotógrafo Ferreira Júnior.
Por muitos anos Ferreira Júnior foi fotógrafo oficial da Associação Brasileira de Imprensa, a ABI, e fotografou intensamente uma das épocas mais interessantes do Brasil, a construção do pais moderno, urbano e industrializado.
Anteontem Sidney me enviou por email imagens que certamente não são miléssimo da produção fotográfica de Ferreira Júnior, muitas realmente interessantíssimas e outras fantásticas como jornalismo e cotidiano.
Algumas fotos merecem uma pesquisa geográfica mais profunda, mas começaremos a publicar as imagens uma ou duas vezes por semana intercaladas com nosso acervo e outras fotos de colaboradores.
Para inciar os trabalhos posto essa que mostra o homem por de trás das lentes.
Ferreira Júnior está a esquerda e vemos o laboratório da ABI, uma típica boa sala de reveleção dos anos 40/50, vemos muitos produtos químicos e na extrema direita algumas lampadas, ou de flash, ou as foto-flood, mais provável

6 comentários em “Ferreira Júnior – Laboratório da ABI”

  1. Já coloquei minha poltrona predileta na frente da tela para esperar por esses tesouros.
    Em nome dos milhares de usuários do “Rio que passou” tomo a liberdade de agradecer ao Sidney Paredes Rodrigues a gentileza de ceder as fotografias do padrinho.

  2. São os acervos das pessoas menos famosas que escondem as maiores surpresas, até por retratar locais menos badalados ou situações do cotidiano. Exemplos não faltam neste e em outros sites.

  3. É maravilhoso ver o trabalho de meu padrinho divulgado em um veículo inimaginável na época em que êle trabalhou.
    Temos de viver sempre o presente, mas inspirados por aquela frase maravilhosa do grande Paulinho da Viola:
    – Eu não vivo no passado, o passado é que vive em mim…
    Agradeço ao André pela foto de Ferreira Júnior e pelos comentários que valorizam o seu ofício e, também, aos leitores, bastante generosos em seus comentários.
    Vamos aguardar, que as fotos são muito boas!

  4. Faço as palavras de Luiz D as minhas!
    Fotos inéditas com comentários do André? Imaginem a beleza que vem pela frente!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 61 = 64