Semana passada no fotolog do enigmático AD foi solucionada um dúvida em relação a excursão de Walt Disney e equipe ao Brasil em 1941 como parte da Política de Boa Vizinhança, implementada pelo governo Roosevelt a fim de minar a cada vez maior influência fascista nos países do cone-sul.

Os posts se iniciaram com uma foto do castelinho da família do Conde Dias Garcia, já transformado no famoso “Castelinho da Veplan” que marcou a orla do bairro de Copacabana por todos os anos 70 e boa parte dos 80, até ser demolido para a construção do feíssimo hotel Marriot ( http://fotolog.terra.com.br/sdorio:1730 ) ( http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto:353 ).

Na discussão que se seguiu, o amigo Richard lembrou que a casa do Conde Dias Garcia era conhecida pelos moradores do Posto IV como “Casa dos Bichos” pela variedade de aves e pequenos animais que ficavam pelos jardins.

Com essa informação e fotos já publicadas pelo AD, o cruzamento de informações ficou muito fácil e os desenhistas da Disney mostrados nessas duas imagens, dos arquivos da Life ( http://fotolog.terra.com.br/sdorio:1090 e http://fotolog.terra.com.br/sdorio:1091 ) realmete era o Castelinho da Veplan ( http://fotolog.terra.com.br/sdorio:1731 ).

Mas ainda permanecia uma dúvida, na última foto não víamos o Hotel California, um dos  antigos  hotéis da orla. E dúvidas sobre a data das imagens foram levantadas.

Mais uma vez os arquivos da Life, nessa foto P&B de alguns membros da equipe Disney tomando um sol nas areias dos Posto IV, comprova a data das outras imagens.

A foto mostra em destaque o Edifício Petrópolis, do final dos anos 30, um dos que respeitava ainda um resto do regulamentado pelo Plano Agache, pois é completamente descolado das divisas, embora não tenha o afastamento que tinham o Guarujá e mais dois edifícios da orla. Ao seu lado uma casa está ainda de pé, onde pouquíssimo tempo depois subiria o prédio do Hotel Califórnia.

Fica aqui a especulação que a equipe de Disney, pelas fotos que temos, tinha sido pulverizada por alguns bons hoteis, como o Glória, o Copa e o Luxor.