Posto IV, Ed. Petrópolis e a resposta à dúvidas

Semana passada no fotolog do enigmático AD foi solucionada um dúvida em relação a excursão de Walt Disney e equipe ao Brasil em 1941 como parte da Política de Boa Vizinhança, implementada pelo governo Roosevelt a fim de minar a cada vez maior influência fascista nos países do cone-sul.
Os posts se iniciaram com uma foto do castelinho da família do Conde Dias Garcia, já transformado no famoso “Castelinho da Veplan” que marcou a orla do bairro de Copacabana por todos os anos 70 e boa parte dos 80, até ser demolido para a construção do feíssimo hotel Marriot ( http://fotolog.terra.com.br/sdorio:1730 ) ( http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto:353 ).
Na discussão que se seguiu, o amigo Richard lembrou que a casa do Conde Dias Garcia era conhecida pelos moradores do Posto IV como “Casa dos Bichos” pela variedade de aves e pequenos animais que ficavam pelos jardins.
Com essa informação e fotos já publicadas pelo AD, o cruzamento de informações ficou muito fácil e os desenhistas da Disney mostrados nessas duas imagens, dos arquivos da Life ( http://fotolog.terra.com.br/sdorio:1090 e http://fotolog.terra.com.br/sdorio:1091 ) realmete era o Castelinho da Veplan ( http://fotolog.terra.com.br/sdorio:1731 ).
Mas ainda permanecia uma dúvida, na última foto não víamos o Hotel California, um dos  antigos  hotéis da orla. E dúvidas sobre a data das imagens foram levantadas.
Mais uma vez os arquivos da Life, nessa foto P&B de alguns membros da equipe Disney tomando um sol nas areias dos Posto IV, comprova a data das outras imagens.
A foto mostra em destaque o Edifício Petrópolis, do final dos anos 30, um dos que respeitava ainda um resto do regulamentado pelo Plano Agache, pois é completamente descolado das divisas, embora não tenha o afastamento que tinham o Guarujá e mais dois edifícios da orla. Ao seu lado uma casa está ainda de pé, onde pouquíssimo tempo depois subiria o prédio do Hotel Califórnia.
Fica aqui a especulação que a equipe de Disney, pelas fotos que temos, tinha sido pulverizada por alguns bons hoteis, como o Glória, o Copa e o Luxor.

8 comentários em “Posto IV, Ed. Petrópolis e a resposta à dúvidas”

  1. André, eu tenho uma pergunta quanto a foto de ontem: os postes originais das calçadas da Rio Branco foram trocados antes dos do canteiro central?

    1. Marcus os postes laterais da Rio Branco foram os originais até serem removidos em 1975, somente houve uma modificação, no meio dos anos 20, quando os 5 combustores foram trocados por dois globos, sendo também modificados os braços. Mas o resto do poste permaneceu o mesmo

  2. Caro André, bom dia. Primeiramente parabéns pela vasta coleção e pelo trabalho de resgate e preservação de tão importante patrimônio.
    Cheguei até vc através do Alma Carioca, e nele através do Memória Viva.
    Estou fazendo uma pesquisa em busca de imagens do Rio de Janeiro no final do século XIX, preferencialmente entre 1890 e 1900. Estas imagens irão ilustrar um trecho do documentário “A Musica Audaz de Toninho Horta”, trecho este que trata do período em que o avô de Toninho, o maestro João Horta, residiu no RJ para se formar no Conservatório de Música, que posteriormente passou a se chamar Escola de Música da UFRJ. Neste período, o Conservatório ficava na Lua da Laparosa, atual Luiz de Camões, onde hoje se encontra o Centro de Cultura Helio Oiticica.
    Por acaso alguma destas referências te remete a alguma imagem do arquivo? Estou em contato cm o Arquivo Nacional e com a própria Escola de Música da UFRJ, mas a principio nõa existem fotos ou imagens deste prédio especificamente.
    Gostaria muito de poder contar com sua contribuição, seja em relação ao prédio seja em relação ao RJ em si. Caso vc possa ajudar, por favor entre em contato para conversarmos e aprofundar as informações relativas a busca em seu arquivo.
    Obrigado e abs.
    Fernando Libânio

  3. Creio que o local “base” era o Hotel Glória , pois aparecem muitas fotos da equipe trabalhando lá e nas redondezas. Tenho um desenho (virtual) desta equipe com o primeiro esboço do Zé Carioca com rabiscos que mostram este hotel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 2 =