Cinelândia, anos 30, cadernos do Normadie

Hoje temos mais uma das fotos que acompanhavam o folder de um cruzeiro do transatlântico francês Normandie à América do Sul, pouco antes do estouro da Segunda Guerra e sua apreensão em Nova Iorque com sua posterior destruição por um acidente na conversão para navio hospital.
A foto mostra um flagrante da Cinelândia em direção ao mar, tendo o Monroe, em toda sua exuberância, no meio do caminho. Apesar de não ser uma foto com grande resolução nos entrega alguns detalhes do urbanismo e um surreal gari, junto ao meio fio da Av. Rio Branco.
No extremo direito temos, vistos parcialmente, o grande jarro de mármore, retirado da Praça Floriano, junto com outros monumentos nos anos 40 e levado para a Praia de Botafogo, para ornamentar um chafariz, já há anos seco na frente da Fundação Getúlio Vargas. Mais a frente, junto ao bonde vemos um pedaço da Estação de Bondes do Passeio, mais uma do sistema de integração das linhas da Z. Norte com as da Z. Sul e Centro.
Chama a atenção a limpeza, de tudo, da rua, passando pelos prédios indo até os globos da iluminação pública; os jardins e o perfeito pavimento de pedras portuguesas…….

3 comentários em “Cinelândia, anos 30, cadernos do Normadie”

  1. Uma cidade civilizada, bem diferente da esculhambação que é hoje. A educação do povo perdeu-se nas últimas décadas, acompanhada dos desmandos dos governantes. Deu no que deu.

  2. Falando em “perfeito pavimento” lembramos que as construtoras no Brasil se tornaram completamente incapazes de construir corretamente qualquer tipo de pavimento, seja ruas, estradas ou calçadas de qualquer material. Nada é nivelado ou alinhado, todo e qualquer conserto deixa valas e calombos, pedras portuguesas são “jogadas” sem critério, lajotas formam degraus, qualquer chuva é um festival de poças… Até mesmo nas rodovias privatizadas de altíssimo padrão em São Paulo os carros “jogam” como barcos ao trafegar em velocidade. Houve um tempo em que os problemas se resumiam à falta de manutenção, mas hoje mesmo quando ela é feita, o é de forma irresponsável e vergonhosa.

  3. O que eu queria comentar já foi dito e bem dito nos comentários anteriores. Só pra constar, o que mais me impressionou na foto é a qualidade do calçamento com pedras portuguesas com o impecável acabamento gradeado em torno das árvores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =