Na nossa foto de hoje vemos a ponte sobre o Quadrado da Urca, no bairro de mesmo nome.

O cais que forma a parte exrterna do Quadrado possivelmente seja uma das partes mais antigas do agradável bairro, construído para a Expo de 1908, com a finalidade de os barcos que partiam do Centro e da Praia de Botafogo, atracassem conduzindo assim parte do público.

Após o término da exposição o cais continuou sendo usado para a atracagem de barcos bem como sendo usado como acesso a pedreira que se localizava para dentro do bairro. O cais se projetava na linha da atual Av. Portugal, mas ainda sem o “recheio” do bairro. Este só realizado no início dos anos 20, como parte das obras de criação da Urca como conhecemos hoje.

Novamente uma grande exposição influenciava a arquitetura do bairro. Junto com a Expo de 1922, houve váriso eventos parelelos, notadamente esportivos, com o Campeonato Náutico Sulamericano,  algo que poderiamos ter hoje como embrião do Panamericano dos dias atuais.

Para a realização das provas de saltos,water polo e natação foi construída então a piscina da Urca, em área recém aterrada, como já mostramos aqui, em plena competição ( http://www.rioquepassou.com.br/2006/08/11/quadrado-piscina-da-urca-campeonato-nautico-sulamericano-1922/ )

A piscina ainda foi utilizada com sua finalidade original por mais alguns anos, mas a construção da piscina do Guanabara, bem mais moderna, embora ainda salgada, e logo depois com as piscinas de água doce com tratamento, ela foi abandonada. Se tornando atracadouro de barcos.

A foto mostra que nos anos 40, os postes originais de 1908, nas balaustradas ainda estavam funcionando, embora com lustres diferentes. Possivelmente nos anos 60, essas luminárias foram retiradas em alguma reforma da ponte.