O pouso do Zeppelin

Em mais uma fantástica foto de Ferreira Júnior, fotógrafo da ABI, vemos possivelmente uma das primeiras operações de pouso do Zeppelin em nossa cidade nos anos 30. Infelizmente não conseguimos ver, por causa do reflexo da luz, se nos profundores já estava grafada a suástica nazista, que ajudaria a precisar a data da foto.
A composição da fotografia é impressionante,  com os dois oficiais a cavalo na direita da imagem e os soldados na esquerda, agrupados para puxar as cordas de atracagem do grande dirigível, a cor sépia da imagem, ganha pelo passar dos anos e a incidência do sol na fuselagem nos dão um ar etéreo, impressionante.
Agradecemos a Sidney Paredes por partilhar conosco essas maravilhosas imagens produzidas por seu padrinho.

4 comentários em “O pouso do Zeppelin”

  1. Tem gente que vai passar o dia de hoje com um facão enterrado entre as costelas…
    A fotografia, como a maioria de Ferreira Junior, é estupenda.
    A multidão ali atrás observa toda a movimentação. Fico imaginando o que estariam sentindo os passageiros, prestes a desembarcar, após terem visto do alto a lindíssima paisagem do Rio dos anos 30.

  2. Cacilda.. não está dando nem para respirar.
    André a suástica só entrou em 1935. Ela era pintada nos profundores e nos lemes e não está lá. A primeira viagem do Graf para o Rio foi em 1930 e o dirigível pousou nos Afonsos. Podemos ver os militares e seus cavalos contra a luz.
    A foto é estupenda !

  3. Ao André,
    Agradeço, mais uma vez, pela publicação dos trabalhos de Ferreira Júnior.
    Os seus comentários e os dos leitores, dão bem a exata dimensão do profissionalismo, senso artístico e qualidade técnica das fotos de meu padrinho.
    E fico sempre muito feliz por esse resgate, evitando que um material tão precioso permanecesse entesourado nas gavetas da família.

  4. Agradeço ao Sidney e ao André pela generosidade de dividir esse material. Isto é patrimônio da Humanidade. E viva a internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

29 + = 33