Av. das Bandeiras, Guadalupe, anos 50

Nossa imagem de hoje mostra um dos conjuntos habitacionais construídos pelos antigos Institutos de Pensões para a residência de seus mutuários.
Na foto em uma deserta avenida das Bandeiras, recém aberta, vemos os blocos externos do Conjunto Habitacional Getúlio Vargas, localizado no Bairro de Guadalupe, com cara influência dos blocos serpentina de Reidy, como o Pedregulho, o Parque Proletário da Gávea e o Conjunto da Catacumba, os dois últimos ou implantado parcialmente ou não implantado.
O Bairro de Guadalupe foi um grande balão de ensaio, criado no período Vargas, no Estado Novo para programas de habitação popular.  Até mesmo o nome do novo bairro foi uma sugestão da Sra. Vargas.
Vários modelos de conjuntos foram construídos, desde os mais convencionais, de casas ou pequenos prédios de no máximo 3 andares, passando por grandes complexos como este e até mesmo casas pouco convencionais como as “casas iglu” por seu formato redondo, construídas no lado oposto do conjunto Getúlio Vargas e hoje praticamente desaparecidas pela completa inadequação de iglus de concreto e o calor do subúrbio.
A experiência resultou nos anos 50 e 60 na construção de modelos definitivos de conjunto habitacionais, os quais alguns deram certo e  outros se transformaram em verdadeiras favelas de concreto armado.
A rua que vemos chegando na esquerda é a Rua Loasa, na realidade um continium de ruas que formam uma só via de penetração ligando Guadalupe a Marechal Hermes.
Fica aqui a pergunta, porque se parou de investir em casa popular nas grandes metrópoles e porque se abandonou o que já está construído, ode a favela de nossos políticos ??

12 comentários em “Av. das Bandeiras, Guadalupe, anos 50”

  1. A tentativa de se dar moradia digna a todos foi completamente abandonada porque não interessa aos políticos.
    Assim como não interessa inserir o pessoal mais humilde na sociedade formal, querem manter os “nichos de mercado” que geram votos, pela ignorância e precariedade.
    Qualquer tentativa de se dar dignidade é atacada com paus e pedras e com vários adjetivos que já conhecemos como paternalismo, popularismo, etc.

    1. 200% DE ACORDO.Qualquer movimento em prol de melhorias para este segmento é atacado por todos os lados pela “gente bem”. Arderão no fogo do inferno.

  2. Acho que não parou de investir não. Nos anos 70 e 80 tivemos os conjuntos de Manguinhos (Vila do João e Pinheiro), mais recentemente as “casas de tijolinhos” na mesma região e Cidade de Deus, sem falar em Nova Sepetiba (que tem o problema sério da localização…)
    O problema é que todos esses conjuntos rapidamente se favelizam. Então eu deixo a pergunta: por quê?
    Esse trecho já era Avenida das Bandeiras? Não era só depois do viaduto de Deodoro?

  3. Apesar de ter criado vários condomínios com o claro intuito de se eleger presidente. Lacerda criou vários condomínios gigantes como: Cidade Alta de Cordovil, Tijuca, Inhaúma, Irajá, entre outros. O mais interessante é que para ser justo a localização era sorteada, minha mçae caiu na Tijuca e minha madrinha em Inhaúma.

  4. Pelo menos antigamente os conjuntos habitacionais eram construidos para se morar com dignidade (vides conjuntos IAPI da Penha e do IAPC Del Catilho)entre outros,boa tarde a todos.

  5. Bom Dia!
    Gostaria de obter fotos da construção do conjunto habitacional Getulio vargas em Deodoro.
    caso alguem tenha por favor me informa.

  6. morei nesse primeiro bloco ai nos anos 60 70 a 80. tive uma infancia bem legal brincando embaixo dele. hoje virou uma favela !!!! compare .

  7. Prezado, boa tarde. Gostaria de entrar em contato via e-mail para saber se possuiria mais material fotográfico relativo ao bairro de Guadalupe. Trabalho no marketing do Shopping Jardim Guadalupe, inaugurado no fim do ano passado, e gostaríamos de, se possível, realizar algum projeto com imagens antigas do bairro.

  8. Prezados,
    Sou pesquisadora da Multirio, empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro vinculada à Secretaria de Educação. Estamos desenvolvendo páginas em nosso portal referentes aos bairros do Rio de Janeiro, e temos interesse em reproduzir a foto do Conjunto Habitacional Getúlio Vargas, publicada em seu site.
    Gostaria então de saber das condições de reprodução da imagem, e de sua autoria.
    Atenciosamente,
    Fernanda Lopes Torres
    Pesquisadora de Arte
    Multirio – Empresa Municipal de Multimeios
    Gerência de Pesquisa e Documentação
    Largo dos Leões, 15, térreo
    22260-210 – Humaitá
    + 55 21 29769353
    + 55 21 29769376

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24 + = 27