Nossa foto de hoje mostra a aprazível localidade de Águas Férreas no bairro do Cosme Velho nos anos 50, ainda longe de ser a via de acesso de Flamengo, Laranjeiras e Catete para o sistema do Túnel Rebouças, apenas ainda planejado pela equipe capitaneada por Reidy nessa época.

O urbanismo ainda se mantém parado no tempo, as construções de forte lembrança colonial e algumas ecléticas dominam a paisagem ainda parada nos anos 10 do séc. XX, o que poderia ser factível fora os automóveis e a rede de telefonia, já com cabos de muitos pares.

Outro detalhe que chama a atenção é o alinhamento errático da via, ocupada de forma expontânea desde pouco antes da chegada da família real ao Brasil no séc. XIX acompanhando a descida do Rio Carioca rumo ao mar. Podemos perceber as fachadas dos imóveis alinhadas de forma não uniforme como também do traçado dos meio-fios que em alguns pontos elimina as calçadas. Isso até hoje pode ser visto no trecho logo após o trevo de acesso do Rebouças em alguns sobrados antigos que insistem em sobreviver.

Esse S depois de muita pesquisa se localiza pouco antes do Rebouças, mais precisamente junto ao terminal de ônibus do Cosme Velho, que causou a desapropriação e demolição de todos os imóveis que vemos à direita da imagem. Já os da esquerda foram substituídos ao que parece ao longo dos anos 70 e 80 por um conjunto de prédios de apartamentos com a arquitetura típica dessa época.

 

Com esse post encerramos as postagens de 2010, e depois de um breve recesso de fim de ano voltaremos provavelmente no dia 02 de Janeiro de 2011 com uma ótima imagem. O ano de 2010 foi muito interessante para o site pois depois de muito trabalho conseguimos no final de 2009 condensar todo o arquivo que ainda estava no fotolog.com bem como colocamos em operação algumas novas ferramentas que em muito facilitaram a navegação pelo site. O resultado é que dobramos nossos acessos em relação à 2009, com quase 500.000 acessos do início do ano até agora, o que reflete o acerto de passarmos para um site. Até 2011 uma feliz passagem de ano novo para todos.