Pão de Açúcar, Urca e Flamengo vistos da torre da casa dos Pareto

Nossa imagem de hoje possivelmente é datada da segunda metade dos anos 20 e faz parte do arquivo da família.
O fotógrafo possivelmente estava na torre da casa da família Pareto no Russel, onde hoje está um dos blocos do antigo prédio da Manchete (  http://www.rioquepassou.com.br/2010/09/13/russel-metade-dos-anos-50/ e http://www.rioquepassou.com.br/2010/09/16/russel-inicio-dos-anos-70-construcao-da-segunda-ala-da-sede-da-manchete/ ) a altura da densa vegetação plantada por Passos é um dos indicativos.
Ao fundo vemos as primeira construções do Bairro da Urca e as instalações militares do Forte  São João.
A construção que vemos logo a cima das árvores fazia parte do cais que servia ao Palácio do Catete, e era um tipo de quiosque para abrigo dos que esperavam os barcos, ficando bem no meio do pier, como podemos ver nesses detalhes de um postal da coleção Carlos Cattoi: http://www.rioquepassou.com.br/2004/03/21/1590/ .
Uma foto para ser vista em alta resolução, disponível ao se clicar sobre a imagem.

5 comentários em “Pão de Açúcar, Urca e Flamengo vistos da torre da casa dos Pareto”

    1. Era o “heliponto” da época. Mesmo antes do Aterro do Flamengo vemos que o pier já estava em decadência, talvez já desmontado.

  1. De todas as postagem realizadas até hoje achei esse um dos mais extraordinários, pelo visual e até mesmo pelas referências que existe no texto! A segunda então é muito boa!

  2. De todas as postagem realizadas até hoje achei esse uma das mais extraordinárias, pelo visual e até mesmo pelas referências que existe no texto! A segunda então é muito boa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 6 =