Cinelândia By Night, segunda metade dos anos 40

Para fechar a semana postamos uma bela imagem noturna da Cinelândia, pelos carros e cor dos postes imagino que estamos no período imediato do pós-guerra, quando a vida começava a retornar ao normal e as privações de consumo começavam a cessar.
Tudo indica estarmos num sábado a noite pelos prédios quase todos apagados e os cinemas e bares totalmente acesos além da movimentação na Praça Floriano.
Em destaque vemos os dois monumentos deste canto da Cinelândia, o Monumento à Floriano do início do séc. XX e a Mulher com Ânfora, que já teve sua história contada por aqui ( http://www.rioquepassou.com.br/2010/07/22/ ) podemos reparar que mesmo na penumbra o grupo escultório ainda estava completo, inclusive com as quatro gárgulas que ficavam nos cantos do pedestal.
No Amarelinho distinguimos no borrão claro da forte iluminação  um letreiro da Água Salutaris. Uma foto para se ver em alta definição, possível ao se clicar com o mouse na imagem do post.

8 comentários em “Cinelândia By Night, segunda metade dos anos 40”

  1. Bela foto: Cinelândia dos cimemas e teatros e do glamour.
    Esse carro debaixo do poste de luz me parece um kaiser ,
    se alguem puder confirmar…

  2. Boa tarde
    Meu nome é Paula, sou do Jornal Posto Seis, de Copacabana, e gostaria de entrar em contato para esclarecer uma dúvida sobre um dado antigo da Avenida Atlântica. Como posso fazer?

  3. O trio sentado no banco em primeiro plano deve estar posando para a foto, que me parece ser de longa exposição, pelos rastros luminosos deixados.

  4. Tudo tem sua época e seu tempo, mas é uma lástima este local ter perdido todo o glamour que um dia conquistou. Hoje é impossível sentar-se em um desses bancos, os cinemas acabaram todos e os bares hoje possuem frequência duvidosa. Hoje o ponto de convergência é a Lapa, rua do Lavradio e adjacências, mas sem os cinemas, sem a elegância da época e sem o charme da Cinelândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 71 = 78