Ressaca de 1919, Obelisco

Com a passagem de um ciclone extra-tropical pela costa, ciclone este que se aproximou mais que o normal do litoral, estamos tendo dias de fortíssima ressaca, que provocou inúmeros danos mesmo em áreas aterradas como a Praia de Copacabana, onde os trechos que ainda possuem a maior faixa de areia foram completamente inundados pela água do mar, expondo mazelas e inadequações da enorme faixa de areia sem caimento e dos subterrâneos dos novos quioques mais absurdos que a presença dos próprios, que com péssimos serviços e preços caros são arapucas para turistas e desavisados cariocas.
Na nossa foto de autoria de Bippus e do acervo do desaparecido Francisco Patrício vemos a força do mar destruindo a orla de Passos na violenta ressaca de 1919, uma das que mais causou danos na cidade à épooca.

14 comentários em “Ressaca de 1919, Obelisco”

  1. È o caos total.Você falou dos quiosques de Copacabana um
    absurdo, sendo tambem um absurdo os quiosques da Lagoa
    tambem sujos e em total decadencia . Tudo começa bem para depois de seis meses começar a degradar. Os de Copa são
    obra da incompetencia da pfrefeitura, como se não bastassem
    os infindáveis bares de Copa, um em cada esquina ainda inventaram os da praia.Tenho pena dos turistas e cariocas desa-
    visados do estado lamentavel em que se encontram.

  2. Pena que a ressaca não arrasou os quiosques… só fazem estragar a paisagem e promover confusão para quem quer passear no calçadão.
    Lugar de comer e beber é em restaurante e bar.

    1. Sempre fui contra os quiosques na orla, esse novo modelo é pior ainda, por mim tioraria todos e manteria o calçadão livre. Ou se belisca e bebe algo na areia com vendedores ou se atravessa as ruas e entra nos bairros para ter algo mais completo. No meio do caminho não funciona.

      1. Bem, na minha opinião farofeiro é quem paga caro, é mal servido e ainda fica ouvindo as “torturinhas de pagode” de 10 em 10 minutos. Quem é de Copa mesmo bebe ou na areia ou nos botecos de estimação dentro do bairro, aos turistas nécios e farofeiros em geral sobra a carne de terceira fornecida pelo Sr. João Barreto.

  3. Toda a orla do estado sofreu. Alguns locais com mais intensidade do que outros. Niteroi tambem foi bem afetado.

  4. Nota triste. Faleceu neste domingo próximo passado o pesquisa-
    dor, Waldemar Stiel. Stiel foi um entusiasta sobre o transporte
    urbano tanto do Rio como do Brasil.Faleceu aos 90 anos.

    1. Paulo se vc quer dar uma de troll engraçadinho respeite que teve umas mil vezes sua inteligência, seu comentário idiota foi removido, os outros ficam para a exposição do ridículo.

  5. Bom dia, sou oceanógrafa, faço meu mestrado pela UFSC e gostaria de utilizar essa foto num documento oficial do Ministério do Meio Ambiente que estou trabalhando. Gostaria que o Sr/Sra pudesse entrar em contato comigo para saber a autoria da mesma e assim obtermos a autorização, se de interesse do autor, para utilizarmos a foto. Fico no aguardo.
    Att,
    Charline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

53 + = 57