Ok. a foto é de baixíssima resolução, mas não poderia deixar de ser postada pois mostra dois ícones do Art-Decó retilínio em Copacabana que infelizmente foram profundamente transfigurados nas últimas décadas com reformas e acréscimos.

No centro da foto o Hotel Luxor, recém inaugurado que possía uma belíssima escala de uso do terreno, infelizmente hoje muito prejudicada pelos prédios construídos colados em suas divisas.

No lado esquerdo um detalhe do Ed. Guará, construído nos primeiros anos da década de 30 que possuía uma ótima articulação entre espaços fechados e varandas extremamente avançadas em sua fachada além de uma grande janela retangular de um lado a outro da construção em sua cobertura.

O bar do Hotel Luxor já foi personagem de um post aqui no site em 2008 ( http://www.rioquepassou.com.br/2008/12/26/torturinha-de-seresta-1943/ ) post atualizado para as fotos abrirem em grande formato.

Infelizmente nos anos 70 a fachada do Luxor foi encoberta por uma lâmina de vidro, como aliás já tinha sido feito com outro edifício déco quase na esquina da Rua Siqueira Campos,  nos anos 60, mas curiosamente as laterais do prédio, inclusive o coroamento nas duas fachadas laterais permancem orginais. Já o Guará ganhou o acréscimo de mais 3 pavimentos que alteral completamente sua volumetria além de ter sido revestido em placas de mármore !

Agradecemos oa Carlos Ponce de Leon de Paiva pelo envio da imagem.

Por fim não deixem de assitir esses dois filmetes de super 8, na minha opinião os melhores vídeos que eu já vi sobre o Rio no período final de JK : http://www.youtube.com/watch?v=6XnA8m4sWdc&NR=1 e http://www.youtube.com/watch?v=zWNJn6CEd74&feature=related