Hoje fazemos um post duplo com o Carioca da Gema que publiucou uma imagem do Restaurante Ok nos anos 30 ( http://fotolog.terra.com.br/carioca_da_gema_2:335 ), nossa imagem tirada de ângulo inverso data de alguns bons anos para frente, possivelmente uns 5, 7 anos para frente, mostrando do restaurante para a rua.

As calçadas e o restaurante continuam movimentados tal como na foto dos anos 30, mudaram as roupas, os carros e detalhes do urbanismo como o poste instalado no vértice da esquina, em 1936, as mesas também não contam mais com guarda-sóis e aparentemente há um letreiro instalado junto ao balcão, o que não existia na imagem do Carioca.

Apesar de um mundo em guerra, ainda havia combustível no Rio, pois o Brasil não havia declarado guerra ao Eixo, fato esse que faria em breve quando os navios mercantes viraram alvo dos U-Boats nazistas pois o Brasil, com sua dúbia política externa, resultante dos dois grupos antagônicos dentro do governo de Vargas, havia virado um importante fornecedor de matérias-primas para os aliados.

Copacabana e o Leme, apesar de já verticalizados ainda guardavam juto ao mar quarteirões só de casas, como entre a Av. Prado Júnior e a Rua Belford Roxo, essa era a época que o bairro deveria ter sido congelado face a sua verticalização, mas sabemos que nos 15 anos seguintes ele seria predado sem dó nem piedade pela especulação imobiliária.

Agradecemos ao amigo Carlos Ponce de Leon de Paiva pela imagem de hoje.