Repuxo do Jardim Botânico -1860/2005

Na quarta feira o Gustavo Lemos respondeu no Saudades do Rio a uma interjeição minha a respeito do charaiz de ferro fundido do Jardim Botânico em seu local original, no Largo da Lapa. Imediatamente ele enviou ao Saudades uma imagem do chafariz em seu local original ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:2722 ) pouco antes de ser desmontado e levado ao JB por seu diretor, Barbosa Rodrigues.
Ao mencionar que o repuxo original, instalado por Frei Leandro na primeira metado do séc. XIX ainda existia dentro do JB, embora abandonado, o Gustavo prontamente me enviou por email esta bela imagem de 1860, de autoria de Revert H. Klumb que mostra o velho repuxo em seu local original, o mesmo onde se encontra instalado desde o fim do Séc. XIX o atual chafariz. Há outra imagem de Ferrez se não me engano que mostra ele funcionando.

Mostrada a imagem antiga, apresento uma tirada por mim em 2005, do velho repuxo, abandonado em uma aléia próxima ao chafariz atual, sem nenhuma identificação do que poderia ter sido, além de atacado pelo tempo. Vemos uma emenda grosseira entre a base e o prato e outra em sua base que o deixa muito mais “pescoçudo” que na foto do séc. XIX, acredito que ele tenha sido vítima da queda de alguma árvore nesse período enorme de inatividade e tenha sido consertado de modo grosseiro.
 Bem como percebemos que o repuxo, feito de algum material calcário, possivelmente mármore, foi duramente atacado por anos de exposição a chuva, os contornos superiores do prato se perderam e sua base está sulcada por anos de água escorrendo. É uma pena essa parte da memória do JB estar se perdendo e o pior de forma praticamente desconhecida.

7 comentários em “Repuxo do Jardim Botânico -1860/2005”

  1. O pior inimigo do mármore são a poluição causada pela queima de combustíveis fosséis, ou seja, a fumaça dos veículos.

    1. O mármore é uma rocha metamórfica com base calcárea, logo muito sujeita à ação de ácidos. O enxofre na atmosfera, causado pela queima de diesel, contribui para o que chamamos de chuva ácida, que lentamente vai corroendo tudo que é feito neste material.

  2. Muito boa a contribuição do Gustavo como disse o Luiz ,real-
    mente o descaso continua ainda mais nessa administraçao
    atual. Mas com a ajuda desse blog tentaremos manter a imagem da cidade viva.

  3. Já enviei as imagens para o Google maps,
    No intuito de vermos esses monumentos históricos seguindo com seu devido valor.
    Morei 30 anos no horto, fui milhares de vezes ao Jardim botânico e nunca iria saber disso, muito bom esse post. Grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + = 23