Hoje temos um post duplo com o Saudades do Rio, que postou uma foto da Igreja de Nossa Senhora da Paz, nos anos 20 fazendo uma menção ao Cinema Pax, em terreno da igreja ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:2757 ).

O Pax foi uma das realização do Frei Leovegildo, possivelmente o primeiro padre empresário e marqueteiro do país, ainda nos anos 50, inclusive se associando a fundos de investimentos e construtoras que destruíam Ipanema no final dos anos 60 início dos 70. Segundo o mestre Ruy Castro “Frei Leovegildo talvez não vendesse sua alma para o Diabo-mas aceitaria reunir-se com ele para discutir o negócio”.

O cinema inaugurado em um prédio da própria igreja em 1952 ficou famoso principalmente pela programação sendo um dos 3 grandes cinemas do bairro junto com o Ipanema e o Astória, o prédio que o abrigava construído em estilo neo-clássico por de cima do antigo “hospício” da igreja de Nsa. Sra. da Paz tem a aparência de ter sido projetado bons anos antes da inauguração do cinema, arriscando dizer que no final dos anos 30, num dos últimos espasmos desse movimento arquitetônico, e por ser uma obra da igreja, feita por doações ter demorado alguns bons anos para ser concluído.

Infelizmente a fama do cinema se sobrepõe a do prédio que o abrigava, sendo muito difícil apurar sua autoria e anos de construção. Mas mesmo sendo de 8 pavimentos numa Ipanema ainda horizontal, ele poderia ter sido já construído no início dos anos 40 quando un novo PA para as duas principais ruas do bairro permitia prédios mais altos desde que contassem  com recuos generosos, frontais no caso da Rua Visconde de Pirajá e forntais e laterais no caso da Prudente de Morais, hoje ainda sendo mais notados nessa, pois na Visconde de Pira´já esse recuo hoje virou regra sendo excessão apenas as velhas construões ainda debruçadas na rua que insistem em resisitir n0 bairro.

Mas pouco tempo depois de sua inauguração oFrei Leovegildo pretendia demolir tudo, inclusive a igreja, para a construção de um grande shopping, com uma pequena capela dentro. Seus planos, combatidos arduamente pelo IAB e principalmente pelo barulhento O Pasquim, a luta se arrastou durante todos os anos 60, e curiosmamente depois do Pax ter sido reformado, e num pequeno terreno colado à igreja ter subido um prédio, o que demonstrava que o lobbie perdia força, em 1979  o prédio de 8 pavimentos foi derrubado a toque de caixa, sob protestos, e em seu lugar subiu o bodoso Forum de Ipanema, primo de uma série de prédios construídos no final dos anos 70 e início dos 80 que descarecterizaram em definitivo o bairro.

A foto, escaneada de uma velha publicação não é nova no site, tendo sido publicada ainda nos tempos do fotolog se não me engano em 2004. O período aproximado é o da primeira metade dos anos 60, vemos as obras de criação do estacionamento da 45 graus que até hoje existem com pavimentação de bloquetes hexagonais de concreto, bem com os últimos momentos dos bondes e dos lotações. Contraditoriamente a base de poste canadense que vemos na direita da foto não significava sua remoção, mas sim sua instalação, num período que a iluminação incandescente na cidade já começava a morrer.