Nossa foto de hoje mostra o quarteirão final da Rua Paysandu, com seu renque de palmeiras imperias, assim plantadas para formar uma aléia de acesso ao palácio de residência da Princesa Isabel, sendo possivelmente uma das primeiras ruas do país a ganhar um projeto de arborização, coeso e uniforme, décadas antes das reformas urbanas de Passos.

O ângulo é muito parecido com essa imagem http://www.fotolog.com/luiz_o/86894920/ que mostra a via no final dos anos 30 e seu pavimento de ladrilhos asfálticos, uma das experiências de Passos, que ainda perdurava mais de 30 anos após o grande prefeito.

Além da arborização a Paysandu foi uma das vias pioneiras a ganhar iluminação elétrica, antes da década de 10, para isso sendo usados os postes da Expo de 1908, como aliás foi o mesmo expediente na Rua Voluntários da Pátria. Mas a foto nos mostra um detalhe muito interessante e que com certeza se perdeu no tempo. Possivelmente na década de 40 a rua recebeu um reforço em sua iluminação, postes padrão Light de braço reto do mesmo modelo usado na reforma da iluminação pública de Leme, Copacabana e Ipanema foram instalados. Curiosamente entre os velhos postes da via, do início do século que permaneceram.

Logicamente todos foram retirados na passagem da iluminação para vapor de mercúrio poucos anos para a frente.

Foto de Gyorgy Szendrodi