Nessa imagen do acervo de Halley Pacheco vemos de um trecho da Estrada das Furnas a selvagem e praticamente deserta Barra da Tijuca pelo menos ums 20 anos dessa sequência do Sr. Gyorgy Szendrodi ( http://www.rioquepassou.com.br/2012/01/09/vale-encantado-e-vista-da-barra-1970/ ).

Na nossa imagem de hoje a Barra se mostrava mais deserta e agreste que a imagem dos anos 70, onde pelo menos as prncipais vias do bairro já estavam abertas e pequenas ilhas de ocupação se descortinavam na vazia restinga. Possivelmente se esta imagem for do início da década de 50 como parece nem o Tijucamar com o Jardim Oceânico estavam arruados, bem como a ponte de acesso da restinha para as fraldas da Joatinha e Barrinha construída. No extenso areal a única via aberta era a velha Via Litorânea, aberta ainda nos anos 30 junto com o loteamento do Recreio dos Banderantes e com pavimentação precária sendo local dos pescadores, ainda poucos e aventureiros namorados e pelo EB que praticava ali exercícios militares.

Além da cerca vemos algumas poucas casas no arruamento que parte da Rua Jaguaretama no Itanhangá, mas além delas vemos a restinga praticamente nua com 3 pontos brancos, que a definição da imagem não ajuda a elucidar se são construções ou trechos onde houve erosão, expondo a areia.

Outro ponto que causa surpresa é o destaque do denso manguesal na altura do Canal de Marapendi, que se destaca totalmente da vegetação de restinga rala e baixa.

Toda essa região era um campo aberto para a cidade crescer sem repetir os erros que eram perpetrados nessa época em bairros como Copacabana, Flamengo e Botafogo, mas como todos sabemos a Barra hoje caminha para inviabilidade urbana, por sua dependência ao automóvel e ausência de uma política séria de transporte sobre trilhos e implantação de um ambiente responsável ao pedestre.

O ponto onde o fotógrafo estava é um cotovelo da Estrada das Furnas, mas a violência urbana e o crescimento da vegetação, criaram um grande paredão de concreto e árvores, mas podemos ver tênuamente parte do relevo http://g.co/maps/tr5m4